Proest analisa atender cadastro de reserva nos programas de assistência estudantil

Em nota pública, Pró-reitoria esclarece procedimentos do processo seletivo

17/03/2016 17h35 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01

A Pró-reitoria Estudantil divulgou uma nota esclarecendo que iniciou estudos do impacto orçamentário e financeiro para prever as condições de atender, progressivamente, as demandas estudantis de ampliação de vagas nas distintas modalidades oferecidas nos programas de assistência da Proest.

No último edital, que já teve o resultado final divulgado, foram ofertadas 728 vagas, sendo que 1.559 inscrições foram deferidas, o que deixou 831 pessoas no cadastro de reserva. De acordo com a pró-reitora Analice Dantas, a Proest está tentando viabilizar as demandas para os programas Bolsa Pró-graduando, Auxílio-alimentação e Auxílio Moradia no exercício 2016.

Considerando o objetivo da Política de Assistência Estudantil de ampliar as condições de permanência e de conclusão dos estudantes de graduação, haverá continuidade dos auxílios emergenciais para os estudantes com processos deferidos, e que ficaram no cadastro de reserva, já avaliados e implementados pela Gerência de Assistência Estudantil (GAE), no período anterior ao edital.

A pró-reitora garante ainda que os estudantes de Delmiro Gouveia e Arapiraca terão acesso à bolsa Pró-graduando vinculada ao auxílio-alimentação, já que existem pendências estruturais para o início do funcionamento dos restaurantes universitários nos campi Arapiraca e do Sertão. Esta medida assegura a isonomia com as demais unidades educacionais.

Segundo Analice Dantas, o aumento das inscrições no edital de assistência estudantil da Ufal foi devido ao progressivo aumento do percentual de cotas, que hoje significa 40% dos estudantes ingressantes na Universidade, além do edital abranger os beneficiários dos dois semestres letivos de 2015.

Números dos Programas

Atualmente a Proest atende 2.397 estudantes com bolsas na modalidade Pró-graduando, 323 recebem auxílio-alimentação, 262 são beneficiados com auxílio moradia, 71 estudantes possuem vagas na Residência Universitária em Maceió, e os Restaurantes Universitários do Campus A.C. Simões, Ceca e Viçosa atendem uma média de mais de 2.400 estudantes diariamente.