DCE promove semana de reflexão para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Programação será realizada de 7 a 11 de março e é aberta para toda comunidade universitária

02/03/2016 14h48 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01

Thâmara Gonzaga – jornalista

Não apenas comemorar, mas, sobretudo, promover a reflexão sobre o histórico de lutas que levou à instituição de uma data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o 8 de março. É com esse objetivo que o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoverá, de 7 a 11 de março, a Semana da Mulher na Ufal com programação aberta para toda comunidade universitária.

Entre os temas contemplados pelo evento, estão Saúde da Mulher, feminismo negro, a crise econômica e suas repercussões para as mulheres, mulher, sexualidade e gênero, além de apresentações musicais. As mediadoras são estudantes, professoras da Ufal e militantes. Na terça-feira, 8, haverá um ato no Centro de Maceió, convocado pelo Movimento Mulheres em Luta.

Ao justificar a realização da Semana, a coordenadora - geral do DCE, Poliana da Silva, diz que o intuito é promover espaços para a discussão de assuntos que são demandas do público feminino. “Devemos usar o mês do Dia Internacional da Mulher para resgatar as lutas de inúmeras mulheres pelos nossos direitos e continuar combatendo o machismo, presente nas ruas e nas universidades também, que se manifesta no assédio, na violência ou na falta de políticas públicas, índices que se tornam ainda mais fortes quando se trata da mulher negra ou LGBT, as principais vítimas de estupro, feminicídio e agressões”, destaca a coordenadora.

A Semana da Mulher na Ufal promovida pelo DCE tem o apoio do Movimento Mulheres em Luta e da Assembleia Nacional de Estudantes – Livre.

Segunda-feira, 7:

• Mesa: Saúde da Mulher, às 15h, no auditório Vera Rocha (antigo auditório do Csau). Com: Bárbara Oliveira (professora da área de saúde da mulher - Cesmac/Coletivo Mulheres Resistem) e Cássia Keise (estudante de Enfermagem e integrante do Centro Acadêmico);
  • Mesa: Elas nas exatas, às 16h, no Instituto de Física. Com: Solange Bessa (prof.ª dr.ª do Instituto de Física – Ufal) e Beatriz Santos (estudante de física)

Terça-feira, 8:

• Ato: 8 de Março - convocado pelo Movimento Mulheres em Luta, às 14h, no Centro de Maceió (em frente ao antigo Produban);

Quarta-feira, 9:

• Mesa: Feminismo Negro, às 14h30, no auditório Paulo Décio do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA). Com: Lygya Ferreira (prof.ª dr.ª da Faculdade de Letras – Ufal) e Vitória Santiago (Quilombo Raça e Classe);

Quinta-feira, 10:

• Mesa: A crise econômica e suas repercussões para as mulheres, às 15h, na sala 5 do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA). Com: Elita Isabella (advogada e militante do Movimento Mulheres em Luta) e Natie Melo (estudante de Ciências Sociais);

Sexta-feira, 11:

• Mesa: Mulher, sexualidade e gênero, às 15h, na sala de multimídia do bloco de Comunicação Social (COS). Com: Larissa Lima (estudante de Psicologia e integrante do Centro Acadêmico);
  • Apresentação musical de grupos femininos, às 17h, na praça da Paz