Estudantes realizam intervenção artística no Campus Arapiraca

Iniciativa foi articulada pelo projeto Swingue na Sexta vinculado ao programa Vivência de Arte

12/12/2014 17h39 - Atualizado em 12/12/2014 às 17h43
Estudantes realizam intervenção artística no Campus Arapiraca

Rosiane Martins - estudante de Jornalismo

Foi realizada no Campus Arapiraca uma intervenção artística feita pelo projeto Swingue na Sexta, desenvolvido por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, vinculados ao Programa Vivência de Arte da Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A intervenção consistiu na pintura de uma das paredes da sala de ligação entre o Bloco das Coordenações e o pátio da lanchonete e teve como tema o músico e multi-instumentista alagoano, Hermeto Pascoal. Enquanto a pintura era executada, parte dos alunos realizavam apresentações musicais.

A pintura foi idealizada pelos alunos Andrey Felipe, Elias Neto, Fabrício Palmeira, Jader Petuba e Katryson Muniz, João Marcos Alves, Olga Francino e Camila Oliveira com arte elaborada por Franklin Pinheiro e a intervenção contou com a participação de mais de 40 alunos do curso de Arquitetura, além de estudantes de outros cursos do campus.

Swingue na Sexta é um dos projetos do Programa Vivência de Arte e tem como objetivo realizar apresentações musicais e oficinas de criação de forma simultânea, incentivando a expressão artística associada ao uso ativo do espaço universitário. Meses atrás, o projeto também conduziu as oficinas que produziram e pintaram móveis de pallets (madeira de estrados usados nos comércios atacadista e varejista).

Os pallets tem sido descartados como lixo pelos estabelecimentos e o reaproveitamento desse material para a produção de móveis é um exemplo de prática ambiental responsável. Os móveis produzidos foram a alocados na mesma sala, servindo para o descanso dos usuários. As oficinas de pallets contaram com a participação de diversos alunos e com a colaboração do aluno Jacson Tadeu Nascimento, que disseminou junto aos participantes da oficina o conhecimento sobre as técnicas de produção dos móveis de pallets.

Sobre o programa

O Vivência de Arte é um programa que tem como objetivo criar oportunidades de produção artístico-cultural para os estudantes dos diversos cursos de graduação existentes na Universidade Federal de Alagoas, além de despertar o interesse e estimular a participação dos mesmos em atividades artísticas e culturais, abrindo espaços para que possam revelar seus talentos e potenciais criativos no campo da arte e da cultura. Os projetos envolvem atividades de diversas áreas, tais como: poesia, capoeira, cinema, música, maracatu, teatro, ginastica circense, teatro de bonecos, entre outros.