Proest reúne bolsistas do programa Pró-graduando

O Auditório da Reitoria ficou lotado de estudantes para receber orientações sobre a Bolsa

01/10/2014 12h08 - Atualizado em 01/10/2014 às 14h18
Auditório local

Lenilda Luna - jornalista

Nessa terça-feira, 1º de outubro, a Pró-reitoria Estudantil (Proest) reuniu cerca de 450 estudantes de vários cursos, aprovados na seleção para a Bolsa Pró-graduando. Segundo o gerente de Assistência Estudantil, esse é um encontro onde os bolsistas recebem várias informações. "Nesse encontro, esclarecemos não só as questões relativas à bolsa, como as atividades que devem ser desenvolvidas, mas informamos também sobre outras ações de assistência da Universidade", disse Erivaldo Farias.

A Bolsa Pró-graduando foi criada com o principal objetivo de evitar que alunos de baixa renda acabem desistindo do curso por falta de condições financeiras de arcar com algumas despesas da rotina acadêmica. Os estudantes recebem um valor de 400 reais mensais e devem realizar atividades, de preferência na área de formação acadêmica, com uma carga horária de 12 horas semanais.

O estudante Alberto Torres de Lima Junior, que está cursando bacharelado em Física, ficou bastante aliviado por ter sido selecionado como bolsista. " Eu sou de Palmares-Pe e estou morando na casa de uma tia da minha mãe desde que fui aprovado aqui na Ufal. Decidi fazer Física porque soube que o curso é muito bom e foi avaliado como 4 estrelas no Guia do Estudante. Meus pais colaboram com as despesas, mas com essa bolsa eu vou ter mais estabilidade financeira para continuar os estudos", ressalta o estudante.

Ana Emanuelle de Oliveira, aluna do 2º período do curso de Serviço Social também destacou a importância da bolsa para a permanência na universidade. "Vai me ajudar muito, porque no curso gastamos com materiais, como fotocópias e livros e essa bolsa vai garantir esses custos. Também vi nessa reunião que tem outros projetos e ações que podem ajudar no meu desenvolvimento e vou buscar mais informações", disse a estudante.

Cadastramento RU

Os estudantes bolsistas também precisam estar atentos para o cadastramento no Restaurante Universitário. Segundo Alan Pedro da Silva, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), até o dia 10 de outubroserá feito o cadastro dos bolsistas que têm gratuidade. "Depois desta data, os demais alunos e servidores da Ufal poderão fazer o cadastro. A partir do dia 01 de novembro, só terá acesso ao Restaurante quem tiver realizado o cadastro", avisa o diretor.

O horário de atendimento será das 10 h às 15h, no próprio Restaurante Universitário.