PDPI seleciona professores de língua inglesa da educação básica na rede pública para curso intensivo nos EUA

Serão selecionados 20 professores por estado

18/06/2013 14h28 - Atualizado em 11/08/2014 às 07h04

Fonte: Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta terça-feira, 18, o edital nº 39/2013, relativo ao Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) nos EUA. O programa busca capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino e estreitar as relações bilaterais entre Brasil e EUA, por meio da oferta de curso intensivo de seis semanas em uma universidade nos Estados Unidos.

Os candidatos que cumprirem os requisitos descritos no
edital devem se inscrever até 25 de julho, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, anexando a documentação complementar solicitada. De 29 a 31 de julho, todos os candidatos inscritos no edital deverão acessar o link para selecionar o local, data e horário de realização do TOEFL ITP (Institutional Test Program). Mais informações sobre o teste aqui. Todos os candidatos que se inscreverem para este edital deverão realizar o TOEFL-ITP gratuitamente, de acordo com a disponibilidade de vagas e salas disponíveis. As provas serão realizadas em pelo menos uma localidade de cada unidade da federação, com número limitado de vagas.

Benefícios
O programa prevê a seleção de até 540 participantes, sendo 20 professores por unidade da federação, sendo dez vagas para o curso de desenvolvimento de metodologias e dez vagas para o curso de aprimoramento em inglês, sendo cinco para cada nível. Os selecionados realizarão curso intensivo com duração de seis semanas em uma universidade dos Estados Unidos e os seguintes benefícios: emissão do visto J-1 pela Embaixada dos EUA no Brasil e/ou seus consulados sem ônus; passagem aérea internacional de ida e volta; ajuda de custo no valor de U$ 500; seguro saúde; deslocamento, nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto; alojamento no campus universitário; alimentação; taxas escolares; e materiais didáticos a serem utilizados nos cursos.

O resultado está previsto para ser divulgado em novembro deste ano e o início das atividades nos EUA entre janeiro e fevereiro de 2014. Mais informações pelo e-mailteacher@fulbright.org.br.