Feras das Engenharias do Campus do Sertão participam de Curso de Nivelamento

Exposição e oficinas promovem a integração dos recém-ingressos na Ufal

13/06/2013 16h19 - Atualizado em 11/08/2014 às 07h04

Entre os dias 13 e 22 de junho, ocorre a primeira etapa do Curso Introdutório de Matemática para Engenharia (Cime), voltado para os feras da Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Campus do Sertão. O curso é promovido pelo PET Engenharias e pelo Programa Ações e conta com a participação de bolsistas dos dois programas na organização das atividades, sob a coordenação dos professores Bruna Rosa e Adeildo Amorim.

A partir do curso, os alunos ingressantes têm a oportunidade de revisar conceitos de Matemática do ensino médio na primeira etapa do curso e participam de uma Introdução ao Cálculo na segunda etapa, esta realizada ao longo do semestre letivo, com carga horária de 80 horas.

O intuito do curso é aumentar as chances de aprovação dos graduandos nas disciplinas que necessitam de forte embasamento em Matemática e ampliar o contato dos novos discentes com a Engenharia e os alunos veteranos.

Oficinas direcionadas

Em paralelo ao Cime, o PET também desenvolve outras atividades de recepção e integração dos discentes, e de contato com a futura profissão. Como exemplo, na próxima semana, os alunos visitarão a Exposição de Engenharia e Tecnologia (Etec), e participarão de uma Oficina de uso do software Geogebra.

Os feras da Engenharia Civil também participarão da Oficina de Confecção de Protótipos de Pontes de Papel e de uma Competição com as pontes construídas pelos feras na oficina, onde será vencedora a equipe que construir a ponte com maior capacidade de carga.

Para os ingressos no curso de Engenharia de Produção, será realizada a Oficina prática de Linhas de Produção, que tem por intuito estimular o pensamento crítico dos participantes para temas como: liderança, trabalho em equipe, integração, habilidades manuais, logística e a própria linhagem de produção, além da produção ecologicamente correta.