GUIA DE ORIENTAÇÕES - MÓDULO I PROCESSOS SELETIVOS 2026.1
EDITAL Nº 46, DE 05 DE AGOSTO DE 2025 – PROGRAD/DRCA/UFAL PROCESSO SELETIVO DE REOPÇÃO DE CURSO DO SEMESTRE LETIVO 2026.1 EDITAL Nº 47, DE 05 DE AGOSTO DE 2025 – PROGRAD/ DRCA/UFAL PROCESSO SELETIVO DE REINTEGRAÇÃO SEMESTRE LETIVO 2026.1
Guia de orietações 2026.1 - Módulo I.pdf
Documento PDF (856.2KB)
Documento PDF (856.2KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO -DRCA
GERÊNCIA/COORDENADORIAS DE CONTROLE ACADÊMICO - GRCA/CRCAs
GUIA DE ORIENTAÇÕES - MÓDULO I
PROCESSOS SELETIVOS 2026.1
EDITAL Nº 46, DE 05 DE AGOSTO DE 2025 – PROGRAD/DRCA/UFAL PROCESSO SELETIVO DE
REOPÇÃO DE CURSO DO SEMESTRE LETIVO 2026.1
EDITAL Nº 47, DE 05 DE AGOSTO DE 2025 – PROGRAD/ DRCA/UFAL PROCESSO SELETIVO DE
REINTEGRAÇÃO SEMESTRE LETIVO 2026.1
1
APRESENTAÇÃO
Prezado(a) Coordenador(a),
Com obje vo de auxiliá-lo nos procedimentos de avaliação dos candidatos
par cipantes dos Processos Sele vos 2026.1 de Reopção e Reintegração, des nados
ao ingresso de alunos no semestre le vo 2026.1, apresentamos neste GUIA as
principais observações e orientações para:
- Acesso e tramitação do processo eletrônico;
- Análise dos documentos dos candidatos e dos dados da planilha;
- Preenchimento do Mapa de Apuração Online;
- Preenchimento do Mapa de Aproveitamento de Estudos;
- Envio do parecer;
- Resultado preliminar e Análise do Recurso;
- Cronograma do Processo Sele vo;
- Acesso ao Edital e Plantão de Dúvidas.
2
SUMÁRIO
1- ACESSO E TRAMITAÇÃO DO PROCESSO ELETRÔNICO
REOPÇÃO DE CURSO
2- ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DOS CANDIDATOS E DOS DADOS DA PLANILHA
2.1- PREENCHIMENTO DO MAPA DE APURAÇÃO ONLINE
2.2 - PREENCHIMENTO DO MAPA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
2.3- ENVIO DO PARECER
REINTEGRAÇÃO
3- ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DOS CANDIDATOS E DOS DADOS DA PLANILHA
3.1- PREENCHIMENTO DO MAPA DE APURAÇÃO ONLINE
3.2 - PREENCHIMENTO DO MAPA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
3.3- ENVIO DO PARECER
4- RESULTADO PRELIMINAR E ANÁLISE DO RECURSO
5 - CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
6- ACESSO AO EDITAL E PLANTÃO DE DÚVIDAS
3
1- ACESSO E TRAMITAÇÃO DO PROCESSO ELETRÔNICO
1 - A Coordenação do Curso receberá no e-mail ins tucional da coordenação do curso o link do
Mapa de Apuração Online do processo sele vo e anexo a pasta de documentos dos
candidatos (Curso do Campus A. C. Simões). No Mapa de Apuração Online serão relacionados
todos os candidatos que veram inscrição homologada e enviaram a documentação.
I -DO ACESSO:
CAMPUS A. C. SIMÕES e CAMPUS CECA
2 - Acessar o Mapa de Apuração Online e verificar na coluna “Processo Eletrônico” o número
do processo eletrônico de cada candidato.
3 - Todos os processos estão tramitados no SIPAC, logo, cada coordenação/secretaria deverá
receber os processos eletrônicos no sistema. Cons tuídos no formato de processo eletrônico,
quando recebidos no sistema, darão ao coordenador/secretário acesso a toda documentação
enviada pelos candidatos. Os documentos encontram-se anexados ao processo eletrônico.
(Não serão enviados documentos impressos, todo o trâmite será através do processo
eletrônico e do Mapa de Apuração Online).
4 - Após receber os processos no SIPAC, a secretaria deve disponibilizar à coordenação os
processos eletrônicos para que esta realize a avaliação*
*No que se refere a avaliação, confira no Guia os tópicos Análise dos Documentos dos
Candidatos e dos Dados Da Planilha, Preenchimento do Mapa de Apuração Online e
Preenchimento do Mapa de Aproveitamento de Estudos.
CAMPUS DE ARAPIRACA E CAMPUS DO SERTÃO
2 - Acessar o Mapa de Apuração Online e verificar na coluna “Processo Eletrônico” o número
do processo eletrônico de cada candidato.
3 - Todos os processos estão tramitados no SIPAC. Com relação ao Campus de Arapiraca, a
Secretaria de Cursos/Arapiraca e os setores de apoio à GRCA das Unidades Educacionais de
Palmeira dos Índios e Penedo receberão os processos no sistema conforme o curso. Com
relação ao Campus do Sertão, a CRCA/Delmiro receberá todos os processos no sistema.
Cons tuídos no formato de processo eletrônico, quando recebidos no sistema, serão
enviados em lote para o e-mail da coordenação e darão ao coordenador acesso a toda
documentação enviada pelos candidatos. Os documentos encontram-se anexados ao processo
eletrônico. (Não serão enviados documentos impressos, todo o trâmite será através do
processo eletrônico e do Mapa de Apuração online)
4 - Após receber os processos enviados pelos setores de apoio do Campus de Arapiraca ou
CRCA/Delmiro (Campus do Sertão), a coordenação deve realizar a avaliação*
*No que se refere a avaliação, confira no Guia os tópicos Análise dos Documentos dos
Candidatos e dos Dados Da Planilha, Preenchimento do Mapa de Apuração Online e
Preenchimento do Mapa de Aproveitamento de Estudos.
II - DA TRAMITAÇÃO:
4
CAMPUS A. C. SIMÕES E CAMPUS CECA
5 - Para as solicitações DEFERIDAS* anexar ao processo eletrônico o Mapa de Aproveitamento
de Estudos e tramitar ao DRCA (Cursos do Campus A. C. Simões) ou a secretaria do CECA
(Cursos Campus CECA).
Para anexar o Mapa de Aproveitamento de Estudos acessar:
SIPAC/ Menu Protocolo/ Processos/ Adicionar Novos Documentos/ Informar o número do
processo / Tipo de documento: DESPACHO (escolher a opção anexar documento digital ) ou
SIPAC/ Mesa Virtual/ Processos na Unidade/ (Filtro) Informar o número do processo/ Escolher
o processo / Adicionar Novos Documentos/ Tipo de documento: DESPACHO
*No que se refere a avaliação de deferido confira no Guia o tópico Envio do Parecer.
6 - Para as solicitações INDEFERIDAS*, anexar ao processo eletrônico o Despacho de
Indeferimento e tramitar ao DRCA (Cursos do Campus A. C. Simões) ou à secretaria do CECA (Cursos Campus CECA).
Para anexar o Despacho acessar:
SIPAC/ Menu Protocolo/ Processos/ Adicionar Novos Documentos/ Informar o número do
processo / Tipo de documento: DESPACHO (escolher a opção anexar documento digital ) ou
SIPAC/ Mesa Virtual/ Processos na Unidade/ (Filtro) Informar o número do processo/ Escolher
o processo / Adicionar Novos Documentos/ Tipo de documento: DESPACHO
*No que se refere a avaliação de indeferido confira no Guia o tópico Envio do Parecer.
CAMPUS DE ARAPIRACA E CAMPUS DO SERTÃO
5 - Para as solicitações DEFERIDAS* enviar o Mapa de Aproveitamento de Estudos à Secretaria
de Cursos/Arapiraca e aos setores de apoio à GRCA das Unidades Educacionais de Palmeira dos
Índios e Penedo conforme o curso (Cursos do Campus de Arapiraca) ou CRCA/Delmiro crca@delmiro.ufal.br (Cursos do Campus do Sertão). Os setores de apoio do Campus de
Arapiraca e o CRCA/Delmiro irão anexar o Mapa de Aproveitamento ao processo eletrônico
e tramitar ao CRCA/Arapiraca ou CRCA/Delmiro, conforme o Campus.
Para anexar o Mapa de Aproveitamento de Estudos acessar:
SIPAC/ Menu Protocolo/ Processos/ Adicionar Novos Documentos/ Informar o número do
processo / Tipo de documento: DESPACHO (escolher a opção anexar documento digital ) ou
SIPAC/ Mesa Virtual/ Processos na Unidade/ (Filtro) Informar o número do processo/ Escolher
o processo / Adicionar Novos Documentos/ Tipo de documento: DESPACHO
*No que se refere à avaliação de deferido, confira no Guia o tópico Envio do Parecer.
6 - Para as solicitações INDEFERIDAS*, enviar o Despacho de Indeferimento à Secretaria de
Cursos/Arapiraca e aos setores de apoio à GRCA das Unidades Educacionais de Palmeira dos
Índios e Penedo conforme o curso (Cursos do Campus de Arapiraca) ou CRCA/Delmiro crca@delmiro.ufal.br (Cursos do Campus do Sertão). Os setores de apoio do Campus de
Arapiraca e o CRCA/Delmiro irão anexar o Despacho de Indeferimento ao processo
eletrônico e tramitar ao CRCA/Arapiraca ou CRCA/Delmiro, conforme o Campus.
5
Para anexar o Despacho, acessar:
SIPAC/ Menu Protocolo/ Processos/ Adicionar Novos Documentos/ Informar o número do
processo / Tipo de documento: DESPACHO (escolher a opção anexar documento digital ) ou
SIPAC/ Mesa Virtual/ Processos na Unidade/ (Filtro) Informar o número do processo/ Escolher
o processo / Adicionar Novos Documentos/ Tipo de documento: DESPACHO
*No que se refere à avaliação de indeferido, confira no Guia o tópico Envio do Parecer.
7 - Não serão aceitos resultados enviados impresso ou por quaisquer outros canais que não os
determinados pelo presente fluxo. É obrigatório a tramitação do processo eletrônico pelos
setores de competência.
8 - Outras orientações específicas de cada Campus poderão ser complementadas pelo DRCA,
GRCA/Arapiraca e CRCA’s.
6
2- ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DOS CANDIDATOS E DOS DADOS DA PLANILHA REOPÇÃO DE CURSO
A análise dos documentos dos candidatos é realizada exclusivamente pela coordenação
e/ou colegiado de curso!
1 - A Coordenação receberá no e-mail ins tucional o link do Mapa de Apuração Online do
processo sele vo. Neste, será relacionado todos os candidatos que veram inscrição
homologada e enviaram a documentação, bem como os candidatos já INDEFERIDOS que não
enviaram nenhuma documentação com o respec vo parecer.
2 – No mapa consta o número do processo de cada candidato que enviou a documentação,
assim deverá a coordenação verificar em cada processo eletrônico* se:
a) Consta toda documentação obrigatória exigida para inscrição. (Ver item 3 do edital).
b) O candidato está dentro dos critérios (Ver item 1 do edital).
ATENÇÃO: A ausência de qualquer documento ou descumprimento de algum dos critérios
caberá INDEFERIMENTO.
*No que se refere ao acesso do processo eletrônico no SIPAC, confira no Guia o tópico Acesso
e tramitação do processo eletrônico
3 - A avaliação deverá ser realizada com base no item 5 do Edital e havendo empate observar
os critérios do item 4.3. Na planilha consta os dados do candidato (curso, processo, nome e
CPF), cabendo o preenchimento das demais colunas como explica o próximo tópico.
7
2.1- PREENCHIMENTO DO MAPA DE APURAÇÃO ONLINE - REOPÇÃO DE CURSO
O Mapa de Apuração Online, cons tuído em formato de planilha do drive, poderá ser
editado até as 23:59 horas do dia 14/10/25, após este dia e horário ele será consolidado
como resultado preliminar.
1- Após revisar a situação dos candidatos, a coordenação deverá preencher no Mapa de
Apuração Online as colunas correspondentes com as seguintes informações:
- APROVEITAMENTO DE ESTUDOS: indicar a quan dade de carga horária aproveitada.
Informar o valor em horas.
- COEFICIENTE DE RENDIMENTO ESCOLAR ACUMULADO NO H. E. (HISTÓRICO ESCOLAR):
indicar o coeficiente acumulado total expresso no histórico escolar analí co. Informar o valor
na escala de 0 a 10,00, em número cardinal com decimais quando houver.
- ABANDONO DE DISCIPLINAS: indicar a quan dade de disciplinas com reprovação por falta.
Informar o valor na escala de 0 ao valor máximo de reprovações presente no histórico, em
número cardinal inteiro.
- PARECER: DEFERIDO OU INDEFERIDO
*Se DEFERIDO:
Desempate:
0-SEM EMPATE
1-EMPATE: classificação de acordo com o candidato MAIS ANTIGO
2-EMPATE: classificação de acordo com o candidato de MAIOR IDADE
Período:
Número
ordinal
indicando
o
período
de
aprovação
do
candidato
Classificação: Número cardinal indicando a classificação de aprovação do candidato
Status:
APROVADO/CLASSIFICADO (quando o candidato é aprovado dentro do número de vagas) ou
APROVADO (quando o candidato é aprovado , mas não ficou dentro do número de vagas)
*Se INDEFERIDO:
Mo vo do indeferimento (quando for o caso): seguindo os critérios de indeferidos dispostos
no edital (item 6).
Status: ELIMINADO
8
Segue Exemplo de preenchimento:
MAPA DE APURAÇÃO ONLINE- REOPÇÃO DE CURSO
0
8,5
100
1
7,3
100
0
7,5
240
--
--
--
0-SEM
DEFERIDO EMPATE
0-SEM
DEFERIDO EMPATE
0-SEM
DEFERIDO EMPATE
INDEFERID
O
2º
2º
3º
1º
--
9
1
--
2
--
1
--
--
STATUS
MOTIVO DO INDEFERIMENTO
CLASSIFICAÇÃO
PERÍODO
PARECER
DESEMPATE
PREENCHIMENTO PELA COORDENAÇÃO DO CURSO
COEFICIENT
E DE
RENDIMEN
TO
APROVEI
ABANDONO DE ESCOLAR
TAMENT
DISCIPLINAS ACUMULAD
O DE
(informar a
O NO H.E. ESTUDO
quan dade de
(informar
S
disciplina(s)
valor na (informar
reprovada(s) por escala de 0 valor em
Falta(s))
a 10,00)
horas)
APROVADO/
CLASSIFICADO
APROVADO
APROVADO/
CLASSIFICADO
a) Por não haver
oferta de vagas
para o curso
pretendido.
ELIMINADO
2.2 - PREENCHIMENTO DO MAPA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
O Mapa de Aproveitamento de Estudos, cons tuído em formato digital, deverá ser
preenchido para cada CANDIDATO DEFERIDO exclusivamente pela coordenação e/ou
colegiado de curso. Deverá ser anexado ao processo eletrônico* até o dia 14/10/25!
* No que se refere à anexação do Mapa de AE ao processo eletrônico no SIPAC, confira no Guia
o tópico Acesso e tramitação do processo eletrônico.
1 - Após iden ficar os candidatos deferidos com o preenchimento do Mapa de Apuração
Online, a coordenação e/ou colegiado de curso deverá preencher o Mapa de Aproveitamento
de Estudos disponível em:
(h ps://ufal.br/estudante/documentos/formularios/aproveitamento-de-estudo/drca-mapapara-aproveitamento-de-estudos/view).
2 - Para o preenchimento do Mapa de Aproveitamento de Estudos é necessária análise ao
histórico escolar e ementas enviados pelo candidato, com base nos critérios previstos na
Resolução Nº 114/2023-CONSUNI/UFAL.
3 - Serão aproveitadas disciplinas que tenham semelhança/equivalência igual ou superior a
75%, considerando a ementa e carga horária de cada disciplina.
4 - Disciplinas com carga horária inferior às disciplinas do curso de concorrência da UFAL
poderão ser aproveitadas, se:
a) a diferença for igual ou inferior a 25% da carga horária, em relação às disciplinas do curso
de concorrência da UFAL;
b) houver possibilidade de aproveitamento de mais de uma disciplina que complemente
tanto a carga horária como a ementa da disciplina do curso UFAL. Isso significa que o
Colegiado pode u lizar DUAS ou MAIS disciplinas do curso de origem para dispensar uma
da UFAL.
5 - Em qualquer situação (carga horária ou ementa) a mesma disciplina poderá ser aproveitada
APENAS UMA VEZ.
6 - A carga horária integralizada se refere ao somatório da carga horária das disciplinas que
serão aproveitadas pelo curso de concorrência da UFAL;
7 - O mapa é composto com as seguintes informações:
- Nome do Aluno (a) - Número de Matrícula
- Curso/Turno/Matriz: Indicar o curso, turno e a matriz curricular correspondente à reopção.
- Ins tuição de Ensino Superior de origem: Indicar a UFAL.
- EQUIVALÊNCIA - MATRIZ CURSO DE ORIGEM: Em paralelo à Matriz UFAL, relacionar as
disciplinas cursadas com aprovação (códigos - COD, nome, Carga Horária - CH e notas) no curso
de origem que apresentam equivalência de, pelo menos, 75% entre carga horárias e ementas.
- EQUIVALÊNCIA - MATRIZ UFAL: Relacionar as disciplinas (nome e Carga Horária - CH e nota)
por sequência de períodos conforme matriz curricular do curso correspondente à reopção.
Segue exemplo de preenchimento:
10
MAPA PARA APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
NOME DO ALUNO:
Nº DE MATRÍCULA:
CURSO/MATRIZ:
IES DE ORIGEM:
DISCIPLINA CURSADA NA IES DE ORIGEM
DISCIPLINA EQUIVALENTE - CURRÍCULO DA UFAL
DISCIPLINA
CH
CÓDIGO
DISCIPLINA
CH
NOTA
Seminário Integradores 1
60
BIOL004
Projetos Integradores 1
40
8,00
Profissão Docente
56
BIOL005
Profissão Docente
60
9,25
Biologia Vegetal I
45
BIOL015
Botânica Sistemá ca 1
60
Média 7,0
-
Biologia de Protoc stas
60
CH DAS DISCIPLINAS APROVEITADAS
160
Maceió, ____, de _________________ de ________.
_____________________________________
Coord. Curso de XXXXXXX
Assinatura e Carimbo
11
2.3- ENVIO DO PARECER - REOPÇÃO DE CURSO
1 - Além de preencher a planilha do Mapa de Apuração Online a coordenação deve anexar ao
processo eletrônico:
I – Candidato DEFERIDO
Anexar Mapa de Aproveitamento de Estudos*.
* No que se refere à anexação do Mapa de AE ao processo eletrônico no SIPAC, confira no Guia o tópico
Preenchimento do Mapa de Aproveitamento de Estudos.
II – Candidato INDEFERIDO
Anexar Despacho de Indeferimento indicando o mo vo do indeferimento (ver modelo):
MODELO - Despacho de INDEFERIMENTO
Solicitação de Reopção de Curso INDEFERIDA.
Considerando o que dispõe o EDITAL Nº 46/2025 – PROGRAD/DRCA/UFAL – REOPÇÃO DE CURSO DO SEMESTRE
LETIVO 2026.1 é eliminado/indeferido o candidato que:
( ) a) Alunos(as) que nos documentos enviados não comprovar a conclusão do 1º (primeiro) período, com
aprovação acima de 50% de carga horária do curso de origem).
( ) b) Alunos(as) que completaram o prazo para a conclusão do curso de origem.
( ) c) Alunos(as) que concluíram mais de 60% da carga horária total do curso de origem.
( ) d) Alunos(as) que já ingressaram por Reopção de Curso, em processo sele vo anterior a este, e também
aqueles que tenham ingressado por equivalência (reintegração) ou matriculados(as) para con nuidade de
estudos (reingresso).
( ) e) Alunos(as) oriundos(as) de processos sele vos de transferência, portadores de diploma e de segunda
licenciatura que ainda não computaram três semestres le vos cursados na Ufal.
( ) f) Alunos(as) já matriculados(as) no curso pleiteado.
( ) g) Alunos(as) que não possuam vínculo a vo (matriculado ou trancado (suspenso)) no curso de origem.
( ) h) Alunos(as) que não computam aproveitamento de estudos para o curso pretendido, ou seja, apresentam 0
(zero) horas de AE.
( ) i) Deixar de enviar online, pelo menos, um dos documentos constantes no subitem 3.1 do edital supracitado.
Documento(s) Pendente(s) _____________________________________________________________________
( ) j) For classificado(a) para o período em que não há oferta de vagas no edital supracitado, de acordo com o
discriminado nos quadros do Anexo I e II do mesmo.
2 – Os processos eletrônicos*com o Mapa de AE ou Despachos de indeferimento devem ao
final da avaliação serem tramitados para o DRCA ou CRCA correspondente ao Curso.
*No que se refere a anexação do Mapa de AE ou Despacho de indeferimento ao processo
eletrônico no SIPAC, confira no Guia o tópico Acesso e tramitação do processo eletrônico.
12
3 - ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DOS CANDIDATOS E DOS DADOS DA PLANILHA REINTEGRAÇÃO
A análise dos documentos dos candidatos é realizada exclusivamente pela coordenação
e/ou colegiado de curso!
1 - A Coordenação receberá no e-mail ins tucional o link do Mapa de Apuração Online do
processo sele vo. Neste, será relacionado todos os candidatos que veram inscrição
homologada e enviaram a documentação.
2 – No mapa consta o número do processo de cada candidato que enviou a documentação,
assim, deverá a coordenação verificar em cada processo eletrônico*se:
c) Consta toda documentação obrigatória exigida para inscrição. (Ver item 3 do edital).
d) O candidato está dentro dos critérios (Ver item 1 do edital).
ATENÇÃO: A ausência de qualquer documento ou descumprimento de algum dos critérios
caberá INDEFERIMENTO.
*No que se refere ao acesso do processo eletrônico no SIPAC, confira no Guia o tópico Acesso
e tramitação do processo eletrônico
3 - Alunos oriundos do regime Anual deverão ser INDEFERIDOS, com a jus fica va baseada no
item 1: “1.4 É vedada a Reintegração aos(às) candidatos(as) oriundos de curso do regime
anual” e no item 6 do Edital: "g) Proceder com inscrição em curso ou modalidade ou turno ou
campus ou regime diferentes daquele ao qual o candidato era vinculado antes do
desligamento." Alunos do Regime Anual, não podem ser reintegrados no Regime Semestral!!
4- A análise e classificação será efetuada com base nos seguintes critérios, por ordem,
conforme item 4.2 do edital:
a) Menor índice de carga horária necessária para a conclusão do curso;
b) Maior coeficiente de rendimento escolar acumulado no Histórico Escolar; e
c) Menor índice de abandono de disciplinas (reprovação por faltas) no Histórico Escolar.
5- Preencher na planilha as colunas, com base nas informações do histórico apresentado.
Considerando a Carga Horária Total do Curso e a Carga Horária Ob da , calcular o percentual
carga horária ob da e pendente. Com base nestas informações verificar o que o candidato que
apresenta menor “Percentual de Carga Horária Pendente” para realizar o ranqueamento,
havendo empate, observar a coluna “Coeficiente Rendimento Acumulado”, permanecendo o
empate observar a coluna “Número Reprovações por Falta”.
5- Persis ndo o empate, observar os critérios do item 7.3 do edital: a) Data de ingresso mais
an ga
no
exercício
do
curso
anterior
ao
desligamento/desistência;
b) Idade mais elevada, considerando dia, mês e ano de nascimento.
6 – Na planilha constam os dados do candidato (processo, nome, número de inscrição e curso
escolhido) cabendo o preenchimento de TODAS as demais colunas pelo avaliador, como
explica o próximo tópico.
13
3.1- PREENCHIMENTO DO MAPA DE APURAÇÃO ONLINE - REINTEGRAÇÃO
O Mapa de Apuração Online, cons tuído em formato de planilha do drive, poderá ser
editado até às 23:59 horas do dia 14/10/25, após este dia e horário ele será consolidado
como resultado preliminar.
1 - Após revisar a situação dos candidatos, preencher no Mapa de Apuração Online as colunas
correspondentes aos dados da avaliação e posteriormente seguir com o preenchimento das
colunas correspondentes ao resultado da avaliação com as seguintes informações:
- PARECER: DEFERIDO OU INDEFERIDO
*Se DEFERIDO:
-Desempate: em caso de empate, após u lizar os critérios disposto no item 4.2 do edital,
u lizar o critério de desempate previsto no item 7.3 do Edital.
0-SEM
1-EMPATE:
2-EMPATE:
classificação de acordo com o
classificação de acordo com
EMPATE
candidato MAIS ANTIGO na UFAL
o candidato de MAIOR IDADE
-Período: Número ordinal indicando o período de aprovação do candidato.
-Classificação: Número cardinal indicando a classificação de aprovação do candidato
-Status:
APROVADO/CLASSIFICADO (quando o candidato é aprovado dentro do número de vagas) ou
APROVADO (quando o candidato é aprovado, mas não ficou dentro do número de vagas)
*Se INDEFERIDO:
-Mo vo do indeferimento: seguindo os critérios de indeferidos previsto no item 6 do Edital
-Status: ELIMINADO
14
Segue Exemplo de preenchimento:
MAPA DE APURAÇÃO ONLINE- REINTEGRAÇÃO
PREENCHIMENTO PELA COORDENAÇÃO DO CURSO - DADOS PARA AVALIAÇÃO
Estrutura
Curricular
Semestre
le vo de
ingresso
MED016 2013.1
2012.1
Carha
Data
Horária
desligamento/desis
Total do
tência
Curso
05/10/2020
5420
Carga
Horária
Ob da
4530
Percentual
Número de
Coeficiente
Percentual
Carga Horaria Reprovações por Rendimento
Carga Horaria
Ob da
Falta
Acumulado (IRA) Pendente
83%
3
7.25
17%
PREENCHIMENTO PELA COORDENAÇÃO DO CURSO - RESULTADO DA AVALIAÇÃO
PARECER
DESEMPATE
PERÍODO
CLASSIFICAÇÃO
MOTIVO DO INDEFERIMENTO
g) Proceder com inscrição em curso ou
modalidade ou turno ou campus ou
regime diferentes daquele ao qual o(a)
candidato(a) era vinculado(a) antes do
cancelamento.
2-INDEFERIDO
STATUS
ELIMINADO
1-DEFERIDO
0-SEM EMPATE
6º
2
APROVADO
1-DEFERIDO
0-SEM EMPATE
8º
1
APROVADO E
CLASSIFICADO
1-DEFERIDO
0-SEM EMPATE
6º
1
APROVADO E
CLASSIFICADO
15
3.2 PREENCHIMENTO DO MAPA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS –
REINTEGRAÇÃO
O Mapa de Aproveitamento de Estudos, cons tuído em formato digital, deverá ser
preenchido para cada CANDIDATO DEFERIDO exclusivamente pela coordenação e/ou
colegiado de curso. Deverá ser anexado ao processo eletrônico* até o dia 14/10/25!
* No que se refere à anexação do Mapa de AE ao processo eletrônico no SIPAC, confira no Guia
o
tópico
Acesso
e
tramitação
do
processo
eletrônico.
1 - Após iden ficar os candidatos deferidos com o preenchimento do Mapa de Apuração
Online, preencher o Mapa de Aproveitamento de Estudos disponível em:
(h ps://ufal.br/estudante/documentos/formularios/aproveitamento-de-estudo/drca-mapapara-aproveitamento-de-estudos/view).
2 - Para o preenchimento do Mapa de Aproveitamento de Estudos é necessária análise ao
histórico escolar enviado pelo candidato.
3- Para os alunos de reintegração, o AE é integral, independentemente do tempo que cursou
as disciplinas.
4- Se o curso de origem do aluno for de matriz idên ca que está em vigor, basta informar no
Mapa de Aproveitamento de Estudos a expressão: “Aproveitamento de Estudos Integral”,
assim, preencher o cabeçalho, informar a matriz, assinar e datar o mapa.
5- Se o curso de origem for de matriz diferente que está em vigor, então será necessário o
preenchimento detalhado do Mapa de Aproveitamento de Estudos indicando as equivalências
que são válidas em correspondência com os códigos da matriz vigente, com base nos critérios
previstos na Resolução Nº 114/2023-CONSUNI/UFAL.
5.1 - Serão aproveitadas disciplinas que tenham semelhança/equivalência igual ou superior a
75%, considerando a ementa e carga horária de cada disciplina.
5.2 - Disciplinas com carga horária inferior às disciplinas da nova matriz do curso poderão ser
aproveitadas, se:
a) a diferença for igual ou inferior a 25% da carga horária, em relação às disciplinas da nova
matriz do curso;
b) houver possibilidade de aproveitamento de mais de uma disciplina que complemente
tanto a carga horária como a ementa da disciplina da nova matriz do curso. Isso significa
que o Colegiado pode u lizar DUAS ou MAIS disciplinas do curso de origem para dispensar
uma da nova matriz do curso.
5.3 - Em qualquer situação (carga horária ou ementa), a mesma disciplina poderá ser
aproveitada APENAS UMA VEZ.
6 - A carga horária integralizada se refere ao somatório da carga horária das disciplinas que
serão aproveitadas pela nova matriz do curso.
7 - O mapa é composto com as seguintes informações:
- Nome do Aluno (a)
16
- Número de Matrícula
- Curso/Turno/Matriz: Indicar o curso, turno e a matriz curricular correspondente à reopção.
- Ins tuição de Ensino Superior de origem: Indicar a UFAL.
- EQUIVALÊNCIA - MATRIZ CURSO DE ORIGEM: Em paralelo à Matriz UFAL, relacionar as
disciplinas cursadas com aprovação (códigos - COD, nome, Carga Horária - CH e notas) no curso
de origem que apresentam equivalência de, pelo menos, 75% entre carga horárias e ementas.
- EQUIVALÊNCIA - MATRIZ UFAL: Relacionar as disciplinas (nome e Carga Horária - CH e nota)
por sequência de períodos conforme matriz curricular do curso correspondente à reopção.
Segue exemplo de preenchimento quando a matriz do curso de origem for diferente da atual:
MAPA PARA APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
NOME DO ALUNO:
Nº DE MATRÍCULA:
CURSO/MATRIZ:
IES DE ORIGEM:
DISCIPLINA CURSADA NA IES DE ORIGEM
DISCIPLINA EQUIVALENTE - CURRÍCULO DA UFAL
DISCIPLINA
CH
CÓDIGO
DISCIPLINA
CH
NOTA
Seminário Integradores 1
60
BIOL004
Projetos Integradores 1
40
8,00
Profissão Docente
56
BIOL005
Profissão Docente
60
9,25
Biologia Vegetal I
45
BIOL015
Botânica Sistemá ca 1
60
Média 7,0
-
Biologia de Protoc stas
60
CH DAS DISCIPLINAS APROVEITADAS
160
Maceió, ____, de _________________ de ________.
_____________________________________
Coord. Curso de XXXXXXX
Assinatura e Carimbo
Segue exemplo de preenchimento quando a matriz do curso for idên ca a do curso atual:
MAPA PARA APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
NOME DO ALUNO:
Nº DE MATRÍCULA:
CURSO/MATRIZ:
IES DE ORIGEM:
DISCIPLINA CURSADA NA IES DE ORIGEM
DISCIPLINA
DISCIPLINA EQUIVALENTE - CURRÍCULO DA UFAL
CH
CÓDIGO
DISCIPLINA
Aproveitamento de Estudos Integral
CH DAS DISCIPLINAS APROVEITADAS
Maceió, ____, de _________________ de ________.
_____________________________________
Coord. Curso de XXXXXXX
Assinatura e Carimbo
17
CH
NOTA
3.3- ENVIO DO PARECER - REINTEGRAÇÃO
1 - Além de preencher a planilha do Mapa de Apuração Online, a coordenação deve anexar ao
processo eletrônico:
I – Candidato DEFERIDO
Anexar Mapa de Aproveitamento de Estudos*.
* No que se refere à anexação do Mapa de AE ao processo eletrônico no SIPAC, confira no Guia o tópico
Preenchimento do Mapa de Aproveitamento de Estudos - Reintegração.
II – Candidato INDEFERIDO
Anexar Despacho de Indeferimento indicando o mo vo do indeferimento (ver modelo):
MODELO - Despacho de INDEFERIMENTO
Solicitação de Reintegração INDEFERIDA.
Considerando o que dispõe o EDITAL Nº 47/2025 – PROGRAD/DRCA/UFAL – REINTEGRAÇÃO SEMESTRE LETIVO
2026.1 , é eliminado/indeferido o candidato que:
( ) a) Deixar de apresentar status CANCELADO, com saída por desistência ou tempo de curso expirado ou
abandono;
( ) b) Já ver ingressado por Reintegração em processo sele vo anterior a este;
( ) c) Apresentar status de cancelamento no sistema acadêmico anterior a 05/08/2015;
( ) d) Apresentar percentual de carga horária concluída inferior a 50% (cinquenta por cento) da carga horária
total exigida pelo curso;
( ) e) Deixar de enviar online, pelo menos, um dos documentos constantes no subitem 3.1 do edital
supracitado. Documento(s) Pendente(s): ______________________________________________________
______________
( ) f) For classificado para períodos em que não há oferta de vagas no edital supracitado, de acordo com o
discriminado nos quadros do Anexo I do mesmo;
( ) g) Proceder com inscrição em curso ou modalidade ou turno ou campus ou regime diferentes daquele ao
qual o candidato era vinculado antes do desligamento/desistência.
2 – Os processos eletrônicos* com o Mapa de AE ou Despachos de indeferimento devem, ao final da avaliação, ser
tramitados para o DRCA ou CRCA correspondente ao Curso.
*No que se refere à anexação do Mapa de AE ou Despacho de indeferimento ao processo eletrônico no SIPAC,
confira no Guia o tópico Acesso e tramitação do processo eletrônico.
18
4 - RESULTADO PRELIMINAR E ANÁLISE DO RECURSO
1 - Após a publicação do Resultado Preliminar (Reopção de Curso e Reintegração em
23/10/2025 caso haja recurso, a coordenação receberá no e-mail ins tucional o link de acesso
a Planilha de Recurso(s) do processo sele vo.
2 - Na planilha estará relacionada o nome do candidato e a interposição de recurso para
apreciação da coordenação.
3 - A coordenação deverá preencher a Planilha de Recurso a coluna em amarelo com as
seguintes informações:
Resposta ao Recurso: DEFERIDO ou INDEFERIDO
*Se DEFERIDO:
Classificação: Número cardinal indicando a classificação de aprovação do candidato
Período: Número ordinal indicando o período de aprovação do candidato
Status: APROVADO/CLASSIFICADO ou APROVADO
Observação 1: Para o caso de candidato INDEFERIDO no Resultado Preliminar que ver na
Resposta do Recurso parecer DEFERIDO, deverá a coordenação proceder com o envio do Mapa
de Aproveitamento de Estudos para ser anexado ao processo.
Observação 2: Caso o parecer deferido e atualização dos dados da avaliação do candidato
implique na alteração do Mapa de Apuração Online, este deverá ser atualizado pela
coordenação do curso e será editado pelo DRCA/PROGRAD/COPEVE no processamento do
Resultado Final procedendo com a atualização do ranqueamento dos candidatos.
*Se INDEFERIDO:
Status: ELIMINADO
Mo vo do indeferimento (quando for o caso): seguindo os critérios de indeferidos dispostos
no edital.
19
5 - CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
REOPÇÃO DE CURSO E REINTEGRAÇÃO 2026.1.
ATIVIDADE
DATA
Análise dos documentos online
29/09 a 14/10/25
Prazo para as coordenações preencherem o resultado
no Mapa de Apuração online
Até 14/10/25
Prazo para as coord. enviarem o processo eletrônico
com o Mapa de Aproveitamento ou Despacho de
Indeferimento ao DRCA
Até 17/10/25
Prazo para as coord. enviarem o Mapa de
Aproveitamento ou Despacho de Indeferimento à
Secretaria de Curso/Arapiraca ou ao CRCA/Delmiro
Até 17/10/25
Acesso e análise dos recursos
03 a 05/11/25
Prazo para as coord. preencherem ao Planilha de
Recurso Online
Até 05/11/2025
Prazo para as coord. enviarem ao DRCA o Mapa de
Aproveitamento do candidato que teve a Resposta do
Recurso DEFERIDA - Pós Recurso
Até 05/11/2025
Prazo para as coord. enviarem à Secretaria de
Curso/Arapiraca ou ao CRCA/Delmiro o Mapa de
Aproveitamento do candidato que teve a Resposta do
Recurso DEFERIDA - Pós Recurso
Até 05/11/2025
ATENÇÃO: O presente cronograma poderá sofrer alterações e será atualizado diretamente na
re ficação do edital na página da Copeve, sendo também a coordenação no ficada através do
e-mail ins tucional.
20
6- ACESSO AO EDITAL E PLANTÃO DE DÚVIDAS
1- EDITAL Nº 46/2025 – PROGRAD/DRCA/UFAL – REOPÇÃO DE CURSO DO SEMESTRE
LETIVO 2026.1
h ps://copeve.ufal.br/sistema/anexos/Reopcao%20de%20Curso%20-%20UFAL%20%202026.1/Edital%20De%20Abertura%2046-2025%20-%20Drca%20-%20Prograd-Ufal
%20(Re f.%2020.08.2025).pdf
2- EDITAL Nº 47/2025 – PROGRAD/DRCA/UFAL – REINTEGRAÇÃO SEMESTRE LETIVO
2026.1
EDITAL Nº 47/2025 – PROGRAD/DRCA/UFAL – REINTEGRAÇÃO SEMESTRE LETIVO
2026.1
* Dúvidas podem ser consultadas pelo e-mail processosele voufal@gmail.com
21