Portal do Governo Brasileiro

Serviços Oferecidos

 

RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

A Residência Universitária Alagoana (RUA) oferece moradia para estudantes oriundos do interior de Alagoas e de outros estados brasileiros e fica localizada no Campus A.C. Simões, em Maceió. Atualmente a RUA tem capacidade para atender até 127 estudantes.

A seleção para o Programa de Residência Universitária ocorre ao menos uma vez por ano, através de Edital da Pró-reitoria Estudantil divulgado no Portal da Ufal (www.ufal.edu.br). O processo do Edital seleciona estudantes em situação de vulnerabilidade social.

 

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

O Restaurante Universitário da Ufal atende à toda a comunidade universitária e tem por objetivo oferecer almoço e jantar por preços acessíveis. Atualmente existem três Restaurantes Universitários instalados na Ufal, sendo um deles no Campus A.C. Simões (Maceió), um no Centro de Ciências Agrárias (CECA), e um na Unidade de Ensino de Viçosa.

Para ter acesso ao Restaurante Universitário, os estudantes devem levar Comprovante de Matrícula certificado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e documento de identificação com foto. Já para os servidores (técnicos e docentes), é necessário levar a carteira funcional ou cópia do contracheque, além de um documento de identificação com foto.

O Restaurante Universitário oferece, ainda, gratuidade para estudantes em situação de vulnerabilidade. A seleção desses estudantes é realizada através de Edital da Pró-reitoria Estudantil divulgado no Portal da Ufal (www.ufal.edu.br), ao menos uma vez por ano.

Horário de atendimento:

• RU - A.C. Simões (almoço) das 11:30h às 14h ( jantar) das 17:30h às 19h
• RU - CECA e Viçosa (apenas almoço) das 11:30h às 14h

 

PROGRAMA DE BOLSAS E AUXÍLIOS

A Pró-reitoria Estudantil disponibiliza bolsas e auxílios para estudantes de todos os campi e unidades da Ufal. O programa visa atender a estudantes em situação de vulnerabilidade social com a finalidade de respaldar sua permanência na Universidade.

Para concorrer às bolsas e auxílios o estudante deve participar de Edital de Seleção da Pró-reitoria Estudantil, que ocorre ao menos uma vez por ano e é divulgado no Portal da Ufal (www.ufal.edu.br). O processo do Edital seleciona estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Modalidades das bolsas e auxílios:

• Campus A.C. Simões (Maceió) - Bolsa Pró-graduando e Auxílio Alimentação (Espaço Cultural);

• Campus Arapiraca (Sede) - Bolsa Pró-graduando, Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia;

• Campus Arapiraca (Unidade Palmeira dos Índios) - Bolsa Pró-graduando, Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia;

• Campus Arapiraca (Unidade Penedo) - Bolsa Pró-graduando, Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia;

• Campus Arapiraca (Unidade Viçosa) - Bolsa Pró-graduando e Auxilio Moradia;

• Campus Sertão (Sede) - Bolsa Pró-graduando, Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia;

• Campus Sertão (Unidade Santana do Ipanema) - Bolsa Pró-graduando, Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia.

 

CARTÃO ODONTOLÓGICO

A Proest (Pró-reitoria Estudantil) disponibiliza aos estudantes da Universidade o Cartão Odontológico para atendimento clínico no Gabinete Odontológico da Faculdade de Odontologia (Foufal - Campus A.C. Simões). Para ter acesso ao Cartão Odontológico o estudante deve levar à Gerência de Assistência Estudantil da Proest uma foto 3X4 e Comprovante de Matrícula certificado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

 

SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO MÉDICO

Os estudantes da Ufal podem solicitar agendamento de especialidades médicas pelo Hospital Universitário (HU). Para solicitar o atendimento é necessário comparecer à GAE (Gerência de Assistência Estudantil da Pró-reitoria Estudantil) munido de Comprovante de Matrícula autenticado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e documento de identificação com foto e identificar a especialidade para a qual deseja atendimento.

 

ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO

A Proest (Pró-reitoria Estudantil) realiza acolhimento de estudantes por psicólogos para orientação ou encaminhamento para rede SUS. Para agendar acolhimento psicológico o estudante precisa levar Comprovante de Matrícula autenticado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e documento de identificação com foto para a Gerência de Assistência Estudantil (GAE/Proest).

 

AJUDA DE CUSTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

Os estudantes que vão apresentar trabalho em encontros e congressos acadêmicos fora do Estado de Alagoas podem solicitar ajuda de custo à Pró-reitoria Estudantil (Proest). Para solicitar o auxílio, o estudante deve comparecer à secretaria da Proest, até 15 dias antes do início do evento, munido dos seguintes documentos:

• Memorando assinado pelo/a coordenador/a do curso ou diretor/a da Unidade Acadêmica solicitando a ajuda de custo para o estudante;

• Carta de Aceite do trabalho pela organização do evento;

• Resumo do trabalho que será apresentado.

Após o evento o estudante deverá levar à Proest original e cópia do certificado de apresentação do trabalho para que o pagamento da ajuda de custo possa ser liberado.