Músicos alagoanos homenageiam gênio do trombone em Noite no Museu

Evento integra a programação da “16ª Primavera dos Museus”
Por Ascom MHN
08/09/2022 15h40

Na sexta-feira, 23 de setembro, Alagoas entrará na Rede Internacional de homenagens a um dos maiores gênios do trombone, o brasileiro Raul de Souza, falecido em 2021. 

O evento, que será sediado no Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a partir das 20h, terá no palco o Quarteto Rony Ferreira, e uma série de convidados como Wilma Araújo, Almir Medeiros, Everaldo Borges, Ricardo Lopes entre outros. 

O evento integra a programação nacional da “16ª Primavera dos Museus”. 

O carioca Raul de Souza foi um dos maiores trombonistas do mundo , se destacando com composições de samba-jazz, cenário no qual atraiu atenção da crítica, o que impulsionou uma respeitada carreira internacional, principalmente na França, onde morreu e nos Estados Unidos, onde morou na década de 70. 

Batizado artisticamente por Ari Barroso, o músico é reconhecido pelo improviso suingado, pelo samba-jazz e por ser o inventor do "souzabone", um trombone com quatro válvulas, uma a mais do que no instrumento tradicional. 

Raul trabalhou com Sérgio Mendes, Flora Purim, Airto Moreira, Milton Nascimento, Sonny Rollins, Cal Tjader e a banda de jazz fusion Caldera.

Também já dividiu o palco com Pixinguinha, Baden Powell, Tom Jobim, Zimbo Trio, Paulo Moura, Milton Nascimento, Djavan, Maria Bethânia, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti. 

Homenagem em Alagoas 

O músico paranaense Glauco Solter, que durante muitos anos tocou baixo com Raul de Souza, organizou uma série de eventos e shows intitulados Viva Raul Souza. As homenagens e tributos acontecem desde 4 de agosto e vão até o mês de outubro, em diversos locais, como São Paulo, Curitiba, França e Suíça, e no dia 23 de setembro chega a vez de Alagoas. 

O evento é uma realização do MHN e do Museu Théo Brandão (MTB). 

O show no MHN/Ufal terá como anfitriões o quarteto liderado pelo trombonista alagoano, Rony Ferreira, 1° trombone solista da Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Alagoas, que receberá, durante o espetáculo, alguns dos maiores nomes da música alagoana em participações especiais. 

O espetáculo em homenagem ao trombonista Raul de Souza marca a reabertura do ciclo de evento artísticos que aproxima a comunidade alagoana do Museu. 

O evento/show será gratuito. 

Museu de História Natural da Ufal 

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completou no último dia 7 de maio, 32 anos de existência, se dedicando à pesquisa e à extensão, levando o conhecimento local a outras partes do país e do mundo, além de conquistar a comunidade com temáticas que vão desde a apresentação de seu acervo até a conservação ambiental. 

Nestes 32 anos, vem se tornando conhecido e próximo, não só de estudantes e pesquisadores, mas também da comunidade em geral, com a realização de diversos eventos, como as edições do Fim de Semana no Museu, além de eventos culturais e shows musicais. 

Museu Théo Brandão 

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) é um equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O MTB foi criado em 20 de agosto de 1975 e instalado inicialmente no bairro do Pontal da Barra, em Maceió. 

O nome do Museu é uma homenagem ao professor, médico e folclorista Theotônio Brandão Vilela, cuja coleção de arte popular foi doada à Ufal. Além da exposição permanente, o Museu realiza atividades de extensão, como oficinas, palestras, cursos, apresentações artísticas, exposições de curta duração, lives, entre muitos outros eventos culturais. 

Em 2020, o MTB representou Alagoas no “Brasil em números”, publicação anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já no ano seguinte, o Théo Brandão recebeu destaque na publicação da Turma da Mônica, na qual o Museu é cenário para os conhecidos personagens.  

Primavera dos Museus 

A “Primavera dos Museus” é uma temporada anual de eventos, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano no início da estação homônima, com o objetivo de divulgar e valorizar os museus brasileiros, incentivando a visitação e a relação dos museus com a sociedade. 

Em 2022, os eventos serão realizados juntamente com as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. De acordo com o Ibram, o tema deste ano, “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.