Ciclo de palestras debate internacionalização da Educação Física

Evento começa no próximo dia 9 de maio, no auditório da Reitoria
Por Ascom Ufal
04/05/2022 17h02 - Atualizado em 04/05/2022 às 17h15

Na próxima segunda-feira (9), às 9h, terá início o ciclo de palestras com o tema “A Internacionalização em Educação Física e suas contribuições para a formação profissional e a produção do conhecimento”. O evento acontece na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no auditório da Reitoria do Campus A.C. Simões. Para participar, é preciso realizar inscrição neste link.

Professores e acadêmicos do curso de Educação Física e áreas afins são o público-alvo do evento, que pretende discutir as possibilidades de internacionalização entre o Instituto de Educação Física (Iefe) da Ufal e a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal. “Esperamos fortalecer o intercâmbio entre as universidades e conseguir maior participação de professores alagoanos de Educação Física na próxima edição do Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, espaço de trocas de experiências científicas”, informaram os organizadores.

Durante todo o dia, os participantes acompanharão três mesas-redondas. Das 9h às 10h30, o tema “Internacionalização em Educação Física e Esporte: possibilidades e realidades no campo da formação profissional e na produção do conhecimento” será debatido pelos professores José Niraldo de Farias, coordenador da Assessoria Internacional da Ufal; Antônio José Barata Figueiredo (FCDEF/UC) e Arnaldo Tenório da Cunha Júnior, diretor-geral do Campus Arapiraca da Ufal. A mediação será da professora Leonéa Vitória Santiago, diretora do Iefe.

No horário das 10h40 ao meio-dia, o debate será sobre a “Internacionalização em Educação Física: relatos de experiências”, com participação dos pesquisadores Hevelyn Oliveira da Silva [PPGE/Ufal]; Dayse Cassia Alves Medeiros [Cesmac e Colégio Santa Madalena Sofia] e Maurício Ricardy Batista Ramos [Ifal-Campus Benedito Bentes], com mediação da professora Soraya Dayanna Guimarães Santos.

À tarde, a partir das 14h haverá os minicursos: Atividade física, saúde mental e cognição, ministrada pelos professores José Pedro Ferreira [FCDEF/UC] e Chrystiane Toscano [Iefe/Ufal]; Remixagem de jogos digitais e Educação Física, com o professor Silvan Menezes dos Santos [Iefe/Ufal]; Atividades circenses: introdução aos malabarismos, sob orientação da professora Joelma de Albuquerque Oliveira (Ufal/Campus Arapiraca]; e Protocolos de Avaliação em saúde, ministrado pelos professores Luiz Rodrigo Augustemak de Lima e Enaiane Cristina Menezes.

O encerramento do evento será no dia 10 com a mesa “O papel das Sociedades Científicas no campo da Educação Física na divulgação do conhecimento”. Será a partir das 9h, com participação dos professores José Pedro Ferreira (Eucapa), Neiza Fumes (Ufal) e Silvan Menezes dos Santos (CBCE).