Reunião do Cecane reúne nutricionistas de seis municípios alagoanos

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) foi recentemente implantado na Universidade
Por Lenilda Luna - jornalista
28/04/2022 14h31 - Atualizado em 28/04/2022 às 15h12

A Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) instalou recentemente o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane). A proposta foi aprovada junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no edital lançado no ano passado. O Cecane é uma iniciativa criada pelo Governo Federal em 2013, com o objetivo de estabelecer a parceria das universidades com as redes de educação pública para executar ações de fortalecimento da alimentação escolar. A primeira reunião do Cecane foi realizada nesta quinta-feira (28), no auditório da Reitoria

Participaram nutricionistas, professores e gestores da Educação de seis municípios: Messias, Rio Largo, Satuba, Santa Luzia, Coqueiro Seco e Lagoa da Canoa. Também estavam presentes estudantes, professores de Nutrição da Ufal e técnicos do FNDE. “O Cecane já existe em várias universidades, mas não tinha sido implantado ainda em Alagoas. Foi uma grande conquista garantir esse Centro na Ufal porque é um braço do FNDE no estado, e com isso vamos conseguir assessorar o programa de alimentação escolar nos municípios alagoanos”, destacou Bruna Merten Padilha, coordenadora do Cecane/Ufal.

O Cecane atua com projetos de apoio e pesquisa em segurança alimentar e nutricional; agricultura familiar e agroecologia; gestão de política pública de alimentação do escolar; monitoramento e avaliação; também colabora na formação de gestores, conselheiros, nutricionistas, coordenadores pedagógicos, professores, agricultores familiares e outros agentes, fortalecendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Essa articulação entre os municípios é importante para que haja essa colaboração da produção da agricultura familiar de cada local na qualidade da alimentação oferecida aos estudantes”, ressalta Wagner Vinicius, técnico do FNDE.

A professora do curso de Nutrição, Leiko Asakura, destaca que o Cecane consolida uma parceria que já existe há bastante tempo entre a Ufal e o FNDE. "No curso de Nutrição há anos discutimos a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar e graduamos nutricionistas com foco na atuação social. Fruto dessa linha de formação, temos aqui nutricionistas dos municípios que são profissionais oriundas da Ufal, atentas a essa relação entre Universidade e comunidade”, relata a professora.

A professora Thaysa Brandão comemora a habilitação do Cecane na Ufal. “Neste primeiro momento, vamos atuar em duas linhas: na formação do Conselho de Alimentação Escolar e no monitoramento das ações dos municípios selecionados. Nós temos para isso uma equipe de professoras e estudantes da Fanut, bastante comprometida. Rio Largo foi o primeiro município acompanhado pela equipe durante esta semana e aqui neste encontro estamos sensibilizando os municípios vizinhos para a importância dessa estratégia proposta pelo Cecane”, finaliza a professora.