Governo de Alagoas e Ufal discutem parceria para reforma e ampliação do MTB

Assinatura do Termo de Cooperação e da parceria entre as instituições deve ocorrer ainda este mês
Por Rafael Maynart - Agência Alagoas / Fotos Pei Fon - Agência Alagoas
18/04/2022 17h12 - Atualizado em 20/04/2022 às 17h26
Victor Sarmento, diretor do Museu, apresentou o projeto para o MTB nesta segunda

Alagoas pode ganhar um dos maiores museus do Nordeste, isto porque o governador Kléver Loureiro e o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, receberam, na manhã desta segunda-feira (18), o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, e parte do corpo técnico para apresentar a proposta de cooperação técnica e parceria entre o Governo de Alagoas e a Universidade para a restauração, a ampliação e a modernização do Complexo Novo Museu Théo Brandão.

De acordo com o projeto apresentado pela Ufal, o MTB necessita de uma ampla reforma devido à ação de deterioração provocada pela maresia, que fragilizou parte da estrutura. Além disso, a proposta de ampliação prevê a utilização de um terreno ao lado do museu, onde seriam construídos espaços para exposições, laboratórios e sala de aula para uma nova pós-graduação.

O museu Théo Brandão é uma referência em Alagoas, por todo seu acervo e contexto histórico. Nossa proposta é ampliar o equipamento, com abertura de novos espaços para exposição, convivência, área científica e área de arquivo. Com essa parceria, Alagoas poderá ter o maior museu do Nordeste, sendo mais um atrativo turístico para os nossos visitantes”, explicou Tonholo.

O novo espaço a ser construído ao lado do atual prédio do Théo Brandão homenageará a pintora alagoana Tânia Maya Pedrosa, que já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior, sendo premiada mais de três vezes nas Bienais Naifs do Sesc-SP, tendo recebido seu último prêmio na Bienal do ano de 2006 e 2019.

Para o governador Kléver Loureiro, a proposta de parceria entre as instituições é imensurável para Alagoas pela preservação da história. “Essa parceria vai trazer inúmeros benefícios para a nossa sociedade, pois preserva uma grande parte de nossa história, mas, também, oferece a oportunidade de nos aprofundarmos no nosso passado. Um projeto belíssimo que tem tudo para ser sucesso”, concluiu.

A data para assinatura do Termo de Cooperação e da parceria entre as instituições ainda será agendada, mas deve ocorrer ainda este mês.