Ufal marca presença no curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas

Evento aconteceu durante todo o mês de agosto
Por Ascom Ufal
03/09/2021 09h43 - Atualizado em 03/09/2021 às 09h44

A 35ª edição do Curso de Emergências Clínico-cirúrgicas aconteceu durante todo o mês de agosto com a participação de 180 estudantes da saúde,de várias universidade e faculdades de Alagoas. Destes, mais de cem são da Universidade Federal de Alagoas. Abordando temas como noções de eletrocardiograma, neurotrauma, Pronto Socorro, Bradiarritmias, Choques, Covid, Traumas, Taquiarritmias, Crises hipertensivas, entre outros, o curso foi uma oportunidade de atualização profissional e capacitação.

Na programação, conferencistas renomados, a exemplo de Marcelo Zugaib, Ana Cláudia Arantes, Alexandre Ciappina, Gustavo Carvalho, Octávio Pontes Neto, e outros. “Nosso diferencial mor são os treinamentos práticos: Técnicas de Sutura, Drenagem de Abscesso, Instrumentação, Escovação, Paramentação, Entubação, Imobilizações, Ultrassonografia”, explica Ricardo Nogueira, coordenador do curso.

O evento mais antigo e tradicional do Brasil na área de cirurgia e traumas, já capacitou mais de 4000 acadêmicos, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde para atuar nos Hospitais de Pronto Socorro de todo o país. “Temos a maior aula prática da nação: um simulado com múltiplas vítimas, que são atendidas pelos participantes, capitaneados pelo Corpo de Bombeiros, coordenado pelo coronel Eduardo Justo e pelo médico Arnon Castro”, explica.

A abertura do evento contou com a presença do presidente de honra, professor Glauber Manso, que deu início ao curso em 1985, quando era então diretor do Departamento de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Ufal e do pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho da Ufal, Wellington Pereira.

Mais informações sobre o evento no perfil do Instagram @cursodeemergencias