Pesquisadores da Ufal participam de e-book em homenagem a Paulo Freire

Por Jacqueline Freire – jornalista
23/09/2021 16h36 - Atualizado em 23/09/2021 às 16h41
Capa do e-book

Em comemoração aos 100 anos do nascimento do patrono da educação no Brasil, Paulo Freire, foi publicado pela Cátedra Paulo Freire e pela Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe) o livro digital Formação Continuada de Professores: dialogando com Paulo Freire. O título contou com a participação de professores e estudantes da Universidade Federal de Alagoas e foi organizada pela professora Marly Oliveira (UFRPE).

A professora do Centro de Educação da Ufal, Sandra Paz, diz que o e-book reflete, problematiza e atualiza o pensamento de Paulo Freire. “Ensinar é um ato político e, como tal, em Freire, o comprometimento é com a emancipação humana, posta por uma pedagogia da autonomia. Isto faz com que o educador compreenda o aprendiz como sujeito de sentidos, cuja curiosidade criativa suscita o sentimento inexorável de sua história e de seu aprendizado. O educador é sujeito autônomo do ato de ensinar, cuja ética e estética é a da emancipação e da autonomia”, declarou.

Ela explica que a formação humana, fundada na autonomia da relação docente e discente é um dos fundamentos da Pedagogia Freireana. “O ato de educar é uma ação eminentemente humana, comprometida com a formação ético-política. Toda formação que transforma a relação pedagógica entre humanos em objeto, é contrária ao pensamento freireano, que é essencialmente crítico, político, comprometido com o estudo, com a formação integral da pessoa humana, nos termos da criticidade aos processos de desigualdades sociais, exclusão de qualquer ordem. Daí a Pedagogia de Freire baseia-se na formação humana, na defensa da liberdade, da autonomia e na defesa da vida”, completou.

Para ter acesso ao livro, clique no link abaixo. Estão presentes na publicação, os pesquisadores César Picón e Nádia Rodrigues, com o artigo Formacion Docente Continua en Educacion de jóvenes y adultos con miras a la emacipacion; Giana Raquel Rosa, Maria Marly de Oliveira e Sandra Regina Paz, no artigo Contribuições Politicas e Pedagógicas do Legado de Paulo Freire para a Educação; Elione Maria Nogueira Diógenes e Sandra Regina Paz, no texto Paulo Freire: Giramundo, Palavramundo, Educamundo; e Sandra Regina Paz, Luzenilda Emiliano e Flávio Gutto, com o artigo Formação Humana e Autonomia Intelectual: reflexões acerca de leitura imanente.

Paulo Freire por Sandra Paz

O ano de 2021 é um ano comemorativo dos 100 anos de Paulo Freire – um dos mais brilhantes e críticos intelectuais brasileiros, educador popular, filósofo, patrono da Educação Brasileira, Paulo Reglus Neves Freire, nascido em 19 de setembro de 1921, em Recife. É considerado um dos pensadores mais destacados; educador de projeção mundial, tendo influenciado a corrente pedagógica Pedagogia crítica, sobretudo, por trazer para sua pedagogia conceitos e categorias relevantes como criticidade, dialogicidade, relação opressor x oprimido, autonomia e a educação como ato político e de liberdade.

Contraditoriamente, Paulo Freire é um pensador que ainda hoje suscita polêmicas. Não à toa é sempre citado e, muitas vezes, em situações antagônicas ao que defendeu enquanto pensar e agir do educador. Com permanente frequência encontram-se frases suas descontextualizadas que servem a propósitos desumanizadores, mistificadores e conformistas.

Por justamente trazer para discussão das suas obras a constate denuncia da sociedade fundada sob o signo da desigualdade social, a partir da formação histórico-social-econômica-política e cultural, a qual submete às camadas populares a miséria material e pobreza cultural e intelectual.

Autonomia não é apenas um termo do dicionário, e sim, experiências tecidas no tempo. A reflexão acerca da autonomia revela a construção do ser para si, que se constitui em um processo, um vir-a-ser (FREIRE, 1997), logo, só é possível uma Pedagogia da Autonomia (1997) se o educador valorizar suas experiências e as experiências dos educandos, sendo, com isto, a prática docente, a dimensão social da formação humana.