Complexo esportivo da Ufal poderá sediar competições para desenvolver o turismo

Essa será mais uma grande parceira entre a Universidade e a Prefeitura de Maceió
Por Simoneide Araújo - jornalista
16/07/2021 12h08 - Atualizado em 16/07/2021 às 12h10

O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão, visitaram o Complexo Esportivo da Universidade Federal de Alagoas a convite do reitor Josealdo Tonholo. Eles conheceram as instalações e ficaram encantados com o que viram. Essa visita pode resultar em futuras parcerias utilizando o equipamento da Ufal para promover também o turismo esportivo na capital.

No início de julho, Lessa e Patrícia Mourão estiveram reunidos com o reitor e com integrantes da gestão central para discutir a criação de projetos para a oferta de atividades de capacitação para área de turismo, além de iniciativas voltadas ao esporte e à formação de atletas na capital alagoana. Na pauta dessa primeira reunião com o vice-prefeito e a equipe de Turismo foi a criação de um projeto direcionado à formação de uma escola nacional de turismo.

De acordo com Socorro Dantas, diretora adjunta do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), que gerencia do Complexo, já há uma parceria com a Secretaria de Educação de Maceió e a ideia é também incluir a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) para promover o turismo esportivo, ou seja, trazer eventos para Maceió, que deem visibilidade à cidade. “É um nicho o turismo de esportes e essa foi uma das razões da visita”, revelou.

Além desse projeto, também foram discutidas outras parcerias, voltadas à realização de cursos para capacitação em turismo e esporte, projetos de extensão e várias outras ações. “Por enquanto, não temos nada definido; estamos construindo um diálogo para debater ideias. O importante é que já sabemos o que queremos: trazer projetos que contribuam para o desenvolvimento do turismo, mas que também atendam aos moradores da cidade”, disse a diretora adjunta do Iefe.

Para o reitor, a visita do vice-prefeito é o reconhecimento do Complexo Esportivo e corrobora com a parceria estratégica que a Ufal tem tido com o Município de Maceió. “Temos uma grande parceria com a Prefeitura em várias áreas, inclusive, na educação municipal e na parte de infraestrutura. E, agora, no turismo, esporte e lazer”, destacou, acrescentando que está em andamento um termo de cooperação com a Secretaria de Educação para a Ufal receber estudantes da rede municipal de ensino no Complexo Esportivo.

Tonholo lembra que a visita da equipe da Prefeitura, na ´sexta-feira (9), foi “uma tentativa de maximizar as atividades de esporte da Semtel. Considerando que o Complexo da Ufal é um dos melhores do país - com pista certificada pela IAAF - International Association of Athletics Federations, campo de futebol que já sedia jogos dos campeonatos alagoano e brasileiro, com destaque para o campeonato de futebol feminino-, a ideia é que a Prefeitura faça o planejamento de competições de nível nacional e até internacionais , usando as instalações do nosso equipamento esportivo, de forma a estimular o esporte amador e o profissional, mas também as atividades de turismo relacionadas a isso”, completou.

“Vi o quanto o vice-prefeito ficou empolgado em ver a atuação dos nossos estudantes que atuam no esporte profissional, como é caso o nosso atleta Felipe André, estudante do curso de Educação Física, que é o camisa 10, capitão do Aliança, também é o assistente técnico do time de base do Aliança e faz todo trabalho no campo do Complexo da Ufal”, ressaltou o reitor.

Em seu perfil no Instagram, Lessa falou sobre essas ações conjuntas entre a Ufal e Maceió. “Estive na Ufal para dialogar com o reitor Josealdo Tonholo e Patrícia Mourão, a secretaria municipal de Turismo. Durante a ocasião, debatemos as ideias para as ações conjuntas entre a universidade e o município. Estiveram presentes também Josi Mendes e João Barros, secretária adjunta de Turismo e diretor técnico de Esporte, respectivamente. Posso dizer que vem coisa boa por aí.”