Prefeito JHC visita Ufal e firma parceria para ações conjuntas

A visita aconteceu no sábado (6), acompanhado de sua equipe e da equipe do reitor Josealdo Tonholo
Por Ascom Ufal
08/03/2021 09h05 - Atualizado em 08/03/2021 às 11h44
O prefeito JHC e o reitor Josealdo Tonholo discutem projetos para a Ufal

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, visitou a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no sábado (6). Acompanhado dos secretários municipais de Educação, Élder Maia, e de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Pedro Vieira, JHC e equipe foram recebidos pelo reitor Josealdo Tonholo e pelos pró-reitores Alexandre Lima (Proest), Amauri Barros (Prograd), Clayton Santos (Proex), Wellington Pereira (Progep), Arnóbio Cavalcante (Proginst) e Dilson Ferreira (Sinfra), além da diretora do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE), Leonéa Santiago, e demais membros da gestão da Ufal.

Na pauta do encontro, ações conjuntas e parcerias entre a Universidade e o município. “Temos muitas oportunidades de parcerias a serem firmadas com a Prefeitura de Maceió e esta visita do prefeito JHC neste sábado é extremamente importante para posicionar nossa Universidade como instituição não somente parceira da gestão municipal, como principalmente para reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento social, humano e econômico de nossa capital. Queremos e vamos aportar nossas competências em ensino, pesquisa e extensão junto à Prefeitura para que Maceió, sua população e nossa comunidade acadêmica possam viver dias melhores e mais prósperos” afirmou o reitor Josealdo Tonholo.

“Para mim é um prazer estar aqui neste sábado, conhecer mais esta instituição tão importante que é a Ufal e, principalmente, poder traçar ações conjuntas entre a administração municipal e a Universidade Federal de Alagoas. Temos muito a avançar em diversas áreas e a Ufal já é nossa parceria preferencial em diversas frentes. Vamos marcar nossa gestão com os selos da eficiência, da inovação e do conhecimento, características que marcam a atuação da Ufal não somente em Maceió como em toda Alagoas”, disse o prefeito JHC.

A visita acontece em um momento importante na cooperação entre Ufal e município. Tanto que a Prefeitura de Maceió já vem apoiando diversas iniciativas na Universidade, seja com relação ao combate à pandemia da covid-19, seja no intercâmbio de informações no campo da saúde e da educação, como também em questões de conservação, limpeza e iluminação do Campus A.C. Simões. Tanto que nesta semana, equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) já iniciaram trabalhos no sentido de apoiarem a Ufal em questões como capinagem, poda de árvores, substituição de lâmpadas e consertos de pontos de iluminação.

Projetos Futuros

Após uma explanação sobre o funcionamento do Campus A.C. Simões ao prefeito e secretários, o reitor Josealdo Tonholo e equipe acompanharam o gestor municipal em uma visita ao Complexo Esportivo do IEFE. Durante a vistoria, foram discutidas ações em conjunto com o Instituto, no sentido de que sejam implementadas iniciativas para atendimento de alunos da rede pública de educação maceioense no Complexo. Também foram debatidas possibilidades de cooperação entre a Prefeitura e os programas de extensão da Ufal, com a possibilidade de abertura da Universidade aos domingos como área de lazer para a comunidade.

Prefeito, reitor e comitivas também visitaram a Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UDA), localizada em área do Campus A.C. Simões, próxima ao Conjunto Village Campestre. Durante a visita, equipes da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal explicaram o funcionamento e a importância do atendimento da Unidade, tanto para a formação de futuros profissionais da área quanto para o bem-estar das comunidades do entorno do campus. Josealdo Tonholo e JHC também discutiram ações como a revitalização da Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, equipamento hoje sucateado, assim como questões referentes a obras e ações de infraestrutura viária em benefício da Ufal e dos bairros circunvizinhos.