Hospital Universitário dá alta a cinco pacientes vindos de Manaus

Como cumpriram a quarentena da covid-19, eles já voltam para suas casas em voos comerciais
Por Simoneide Araújo – jornalista
03/02/2021 15h34 - Atualizado em 04/02/2021 às 14h10
Francisco Costa, diretor médico do HU, presta informações diárias aos familiares dos pacientes manauaras

Francisco Costa, diretor médico do HU, presta informações diárias aos familiares dos pacientes manauaras

Dos 15 pacientes manauaras infectados pela covid-19 que chegaram a Maceió semana passada e ficaram internados do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), cinco já se recuperaram e receberam alta na terça-feira (2). Eles estão voltando para suas casas em voo comercial já que cumpriram a quarentena e não representam mais riscos de contaminação para as demais pessoas.

O HU montou uma força-tarefa para receber os pacientes manauaras, desde a última terça-feira (26). Além dos 15 doentes, também veio para Maceió uma assistente social de Manaus que cuida de toda a tramitação burocrática dessas pessoas, no que diz respeito a transporte e retorno as respectivas residências.

“Com muita alegria, ontem (2), demos alta hospitalar a cinco pacientes de Manaus, que já estão recuperados e aptos a retornarem ao seio familiar. A recuperação desses pacientes é motivo de regozijo e de renovação das forças da equipe que segue focada e motivada em prestar os melhores atendimentos”, relatou o gerente de Atenção à Saúde e diretor médico do HU, Francisco Costa.

De acordo com o diretor médico do HU, os pacientes com perfil de enfermaria, chegaram com máscaras de oxigênio. Das 15 pessoas infectadas, três chegaram instáveis e precisaram de mais cuidados. Sete pacientes estão na UTI Covid e, desses, cinco estão em ventilação mecânica e dois em ventilação não invasiva. Os que foram submetidos à ventilação mecânica também estão em processo de hemodiálise.

Desde a recepção dos pacientes até hoje (3) são emitidos boletins médicos, sempre às 15h, informando diariamente aos familiares sobre a evolução clínica. “Nossa equipe diariamente entra em contato com os familiares dos pacientes, por telefone, e presta todas as informações necessárias sobre a evolução a fim de prestar toda assistência também à família”, contou o diretor médico.

O superintendente do HU, Célio Rodrigues, também comemorou as altas dos pacientes manauaras e nesta quinta (4) mais uma pessoas receberá alta. "Amanhã (dia 4) será um dia especial para mim. Daremos alta ao Hugo, o rapaz que deixou esposa e filhos em Manaus e veio lutar pela vida no HU. Ele estava  emocionadíssimo na ambulância em que eu fui fazendo o suporte como médico até o hospital, no dia 26 de janeiro. Faço questão de ir novamente conversar com ele", contou.