Advogado destaca importância da Ufal para sua formação profissional

Bruno Lisboa, que conquistou prêmios nacionais em 2020, ressalta qualidade do ensino da instituição
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
22/01/2021 13h39 - Atualizado em 22/01/2021 às 14h34

O advogado Bruno da Fonseca Lisboa ingressou na Universidade Federal de Alagoas em 2008 e concluiu em 2013. Atualmente, liderando um escritório de advocacia, tem a oportunidade de partilhar experiência e também conhecimentos com colegas e ex-professores de curso.

Com demais pessoas da família também formadas pela Ufal, ele conta que a sua história se mistura com a da instituição. “Meu pai estudou Engenharia Civil, minha mãe estudou Arquitetura e se conheceram na Universidade. Meu pai, Edvaldo Monteiro Lisboa, é professor do curso de Engenharia há mais de 30 anos, e engenheiro aposentado da manutenção do Hospital Universitário e da Reitoria da Ufal. Frequento o Campus Maceió desde criança, quando ia ao trabalho do meu pai”, relata.

Recordações da infância que se juntaram às da época de estudante de Direito. Ele conta que aproveitou bastante as oportunidades encontradas na Universidade, ao participar de várias atividades. Grupos de pesquisa em Direito Internacional e Meio Ambiente: Função e Funcionamento dos Tratados Internacionais, de extensão em Estudos com Agentes Penitenciários, 1º e 2º Seminários Críticos do Direito do CAGM foram algumas das suas experiências. Ele também foi monitor de Sociologia do Direito, organizou eventos jurídicos, como o Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED) e a Semana do Calouro, e participou como coordenador do Centro Acadêmico Guedes de Miranda (CAGM).

“A experiência de exercer o tripé ensino, pesquisa e extensão é enriquecedora e determinante para uma boa qualificação com o intuito de atingir a alta performance. As atividades extracurriculares complementam os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para quem é engajado, é estritamente necessário passar por várias experiências na academia”, destaca.

Sobre a convivência no espaço acadêmico, a relação com os colegas de curso e professores, o advogado ressalta a Ufal como “um ambiente muito plural e diverso”. “Isso é muito bom, pois é possível conhecer pessoas de todo o Estado de Alagoas, de outros Estados do Brasil e até de outros países”, afirma.

Ao mencionar o aniversário de 60 anos da Ufal, Bruno Lisboa destaca que a instituição, “dentro de um contexto democrático em que vivemos, é uma das que mais contribuíram para Alagoas no cenário acadêmico, econômico, político e histórico”. Ele defende que, o fato de completar 60 anos, “sendo a mais importante universidade de Alagoas, apenas demonstra a excelência do ensino realizado nos seus cursos, além dos trabalhos prestados em pesquisa e extensão para a sociedade alagoana”.

“Fazer parte da Ufal é fazer parte da história. Que venham os próximos 60 anos e as próximas gerações de acadêmicos para representar a Ufal no Brasil e no Mundo! Viva, Alagoas! Viva, Ufal!”, vibra.

Reconhecimento profissional

Profissionais qualificados, com atuação relevante em suas respectivas áreas e com reconhecimento local, nacional e até internacional. A formação acadêmica de excelência é umas das principais marcas da Universidade Federal de Alagoas que, no próximo dia 25 de janeiro, completa 60 anos.

A trajetória de Bruno da Fonseca Lisboa, ex-aluno de Direito, é uma das que ilustram o compromisso da maior instituição de ensino superior do Estado com um ensino público de qualidade, possibilitando a seus egressos conquistarem posições de destaque pelo trabalho que realizam. Em novembro do ano passado, o escritório de advocacia dele, o Da Fonseca Lisboa Advogados Associados, recebeu o Selo Ouro de Referência Nacional em Empreendedorismo no segmento Jurídico da Agência Nacional de Cultura Empreendedorismo e Comunicação (Ancec). A entrega do Prêmio acontece, anualmente, em cerimônia realizada em Brasília.

“Neste ano de 2020, fomos os únicos de Alagoas a receber a premiação, o que foi motivo de muito orgulho representar o nosso Estado em Brasília. O reconhecimento é muito relevante, pois quem inova e realiza um trabalho de alta qualidade, muitas vezes, não tem o devido reconhecimento. Assim, é muito importante para a equipe se motivar a fazer um trabalho ainda melhor”, afirma Bruno ao explicar que a ANCEC nasceu com o objetivo de promover, reconhecer e integrar empresas e gestores para que possam ser reconhecidos no meio nacional, atestando a qualidade e excelência dos produtos ou serviços.

O advogado relata que a concessão do selo é feita com base em “sólidos critérios de avaliação das empresas agraciadas e tem como princípio reconhecer aquele que faz bem-feito a sua atividade, independente do tamanho da organização”. Além disso, acrescenta, “todos os homenageados passam por um processo de pesquisa para que possam ser considerados como referência e são feitas avaliações em diversos setores da organização”.

O escritório conquistou também o Troféu de Referência Nacional em Empreendedorismo, o Certificado de Referência Nacional e a Medalha de Ouro de Referência Nacional em Empreendedorismo, recebida por Bruno Lisboa na condição de diretor-executivo.

Além do reconhecimento nacional, o escritório liderado pelo ex-aluno da Ufal também recebeu uma Carta Convite concedida pela The Academic Union, Oxford, UK, para se tornar um membro associado. Ao explicar a relevância do convite, Bruno afirma que a União “é uma prestigiada associação acadêmica internacional, sediada em Oxford, no Reino Unido, formada por universidades, cientistas, reitores, professores, empresas e diretores de organizações de mais de 50 países com o objetivo principal de consolidar os esforços dos seus membros em ciência, educação, integração e desenvolvimento de negócios no século 21”. Ele acrescenta que a The Academic “persegue os ideais de excelência acadêmica, inovação e acessibilidade, tendo o compromisso de disseminar esses valores fundamentais por meio de sua comunidade mundial”.

Sobre o reconhecimento obtido pelo trabalho realizado, Lisboa ressalta a qualidade da formação que ele teve acesso e o compromisso da comunidade acadêmica. “A Ufal é a minha alma mater, é o local onde fiz minha primeira e única graduação, aprendi a base de conhecimento, não só jurídico, mas a continuidade da minha formação como pessoa”, destaca. E complementa: “Sou muito grato a Ufal, professores, técnicos e a todos os meus amigos que, de alguma forma, participaram da minha formação e fazem parte das minhas conquistas profissionais. A vocês, o meu muito obrigado!”