Rádio Ufal apresenta dicas sobre cuidados na criação de cães e gatos

Novo quadro é resultado da parceria entre Ascom e projeto de extensão do curso de Medicina Veterinária
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
25/09/2020 13h22 - Atualizado em 27/09/2020 às 17h28

Dicas para prevenir doenças e promover a criação saudável de cães e gatos agora podem ser conferidas na programação da Rádio Ufal. A parceria entre a Assessoria de Comunicação (Ascom) e o projeto de extensão PET Cidadão nas Comunidades, do curso de Medicina Veterinária da universidade Federal de Alagoas, deu origem ao quadro Momento PET e var estar disponível para os ouvintes na próxima semana, durante a programação diária. Para conferir, basta acessar https://radio.ufal.br/ e ficar ligado na programação.

“Os áudios abordam informações sobre criação de caninos e felinos com o intuito de promover o bem-estar, o controle da população animal e a redução da transmissão de doenças, principalmente, as zoonoses que são transmitidas pelos animais aos seres humanos e vice-versa”, destacou a docente e coordenadora do projeto, Marcia Notomi.

O planejamento das gravações teve início em agosto com veiculação já neste mês setembro em duas rádios locais. Agora, com a parceria com a Rádio Ufal, a expectativa é alcançar um público maior. “Será mais uma ferramenta para auxiliar na ampliação da divulgação e atingir diferentes públicos”, ressaltou Notomi.

Ela conta que o conteúdo dos áudios são pesquisados, escritos e gravados pelos estudantes Daniel Trurchetti Cedro Costa, Mariana Soares Oliveira Leandro e Lara dos Santos Lima, todos integrantes do projeto, além de contar com a colaboração de Evelynne Melo, que é mestra em Ciência Animal pela Ufal.

Sobre o projeto de extensão

O PET Cidadão nas Comunidades, ligado ao curso de Medicina Veterinária, realiza atividades há mais de seis anos. Prestar a assistência médica veterinária gratuita a tutores de animais em situação de vulnerabilidade e promover a educação sobre bem-estar animal são alguns dos principais objetivos do projeto. “São ações que visam reduzir os maus tratos, o abandono animal, a super população, os acidentes de mordedura ou de trânsito e, principalmente, a redução da transmissão de doenças para outros animais e para seres humanos”, informou a professora.

Algumas das atividades realizadas, com a participação de discentes do curso sob a orientação dos docentes, são ações educativas para controle de natalidade e zoonoses, voltadas a estudantes do ensino fundamental da cidade de Viçosa e demais comunidades alagoanas.

“Diante do isolamento, impossibilitados de realizar as ações de assistência médica e as palestras em escolas como vinha sendo conduzido, o projeto se adaptou e apresentou uma nova forma de divulgação on-line em rede social, por meio da exibição de vídeos lúdicos com orientações para a criação saudável de cães e gatos e, agora, também com os programas de rádio”, afirmou Notomi.

Ainda de acordo com a coordenadora, nos anos anteriores, as palestras presenciais foram realizadas para alunos do 1° ao 5º ano nas escolas de Viçosa. Já as ações de atendimento foram feitas em diferentes locais, como Quilombo do Sabalangá, localizado em Viçosa, Vale do Reginaldo e Vergel do Lago, em Maceió, além da cidade de Arapiraca.