Estudantes fazem teleatendimento para orientar sobre a covid-19

Os atendimentos são realizados pelo número 3214–1419 de 5h às 22h
Por Lenilda Luna - jornalista
07/07/2020 15h32 - Atualizado em 28/07/2020 às 12h23

Um projeto de Extensão coordenado pelo professor Mário Jorge Jucá, da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a participação de 60 estudantes de Medicina, oferece teleatendimento para tirar dúvidas sobre os sintomas da covid-19 e orientar para a triagem de síndromes gripais.

Com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), foram direcionados 60 ramais para o Teleatendimento de Combate ao Covid-19 da Ufal, onde cinco estudantes por turno de cinco horas atendem as pessoas que ligarem. “Orientamos sobre os sintomas, avaliamos a necessidade de buscar uma unidade de triagem e informamos sobre exames”, explica o professor Mário Jucá.

O objetivo do projeto é direcionar o paciente enquanto os sintomas ainda estão leves. “Sabemos que quanto antes a pessoa for orientada sobre o tratamento, mais chances tem de evitar que a doença evolua para as formas mais graves. Os leitos de UTI em Maceió já estão sobrecarregados e precisamos prevenir para evitar o colapso da rede de saúde”, alerta o médico.

O professor Mário Jorge Jucá é médico formado pela Ufal, com doutorado em Gastroenterologia Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo, é professor da Famed e coordenador da disciplina de Coloproctologia. Os estudantes que participam do projeto cursam a partir do 5º ano da graduação em Medicina. Os atendimentos são realizados pelo número 3214–1419 das 5h às 22h.