Atendimento psicológico online é disponibilizado para estudantes

Cartilha de Saúde Mental também pode ser acessada e discute ansiedade em tempos de covid-19
Por Jacqueline Freire – jornalista
04/05/2020 15h33 - Atualizado em 04/05/2020 às 15h34

Desde o início do mês de abril um grupo de psicólogos da Universidade Federal de Alagoas tem atendido estudantes que necessitam de apoio psicológico por conta da pandemia. Com o isolamento e o fechamento de vários estabelecimentos comerciais, suspensão das aulas e outras atividades, muitas pessoas têm sofrido quadros de ansiedade e desconforto emocional.

Além do atendimento virtual, os psicólogos lançaram, com apoio da Pró-reitoria Estudantil (Proest), uma cartilha sobre Saúde Mental em tempos de covid-19. A cartilha é um auxílio para estudantes e outras pessoas interessadas em saber como lidar com o stress e os sentimentos diversos durante este tempo, inclusive, entender como surge a ansiedade e quais formas de lidar com ela.

Já o atendimento aos alunos, no Campus A. C. Simões em Maceió, tem sido feito de forma pontual. Rafael Cunha, psicólogo da Proest, conta que a recepção está sendo positiva, os alunos estão gostando da possibilidade de ter esse suporte, mesmo em isolamento social.

“É relatado que com toda essa situação vivenciada pelo mundo e seus impactos na vida de todos, é importante para eles ter esse acolhimento psicológico. Existiram barreiras tecnológicas, algumas questões de instabilidade de internet e falta de energia, mas os atendimentos estão sendo realizados, em alguns casos necessários foram efetuados contatos telefônicos complementares”, explica. Ele também diz que tem sido um grande desafio para todos, a adequação ao atendimento online (por Skype ou videochamada) ainda faz as pessoas resistirem um pouco. Muitos estudantes têm preferido conversar por e-mail.

Sertão

A psicóloga Ana Carolina Costa, do Campus do Sertão, conta que além da divulgação nas redes oficiais da Universidade, a cartilha e o atendimento on-line foram divulgados no E-compositor, o sistema de comunicação interna do Campus.  Apesar disso, ainda não houve grande procura.

“Acredito que, em parte, isso se deva às condições que o próprio atendimento on-line impõe, como a necessidade de sigilo, que envolve um ambiente com isolamento acústico e sem circulação de outras pessoas, qualidade da internet, entre outros fatores. Pontuo essa possibilidade porque um dos estudantes que me procurou verbalizou não querer o atendimento por falta de estrutura em sua residência no momento. Para estes casos específicos têm sido avaliada a gravidade da situação e, caso constatado que não seja uma demanda de caráter emergencial, é realizado um suporte via e-mail dentro do que é possível ser feito”, explica.

Caso o estudante necessite de atendimento, a solicitação deve ser enviada para os seguintes endereços eletrônicos: Campus do Sertão: ana.santana@delmiro.ufal.br; Campus Arapiraca: Unidade Palmeira dos Índios: tathina.netto@palmeira.ufal.br; Campus A.C. Simões: rafael.cunha@proest.ufal.br e lucelia.silva@proest.ufal.br . No e-mail deve ser informado nome completo, curso e número de matrícula. No assunto do e-mail deverá constar: solicitação de apoio psicológico. As orientações serão realizadas pelo e-mail, bem como marcação do horário do atendimento, conforme disponibilidade. Os atendimentos são realizados conforme ordem de chegada na caixa de e-mail da profissional.

Para conferir a cartilha e saber mais, acesse o link abaixo.