Parceria entre Edufal, Fapeal e Cepal apoia publicação de livros

Obras devem ser fruto de dissertações ou teses em Programas de Pós-graduação
Por Jacqueline Freire - jornalista
13/11/2020 17h14
Elder Maia, diretor da Edufal

Com a proposta de divulgar, no formato de livros, impressos e eletrônicos - e-books, as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado em Programas de Pós-graduação, foi feita uma parceria entre a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Imprensa Oficial do Estado (Cepal). O edital de apoio a editoração e publicação de livros é a primeira iniciativa desta parceria.

As obras inscritas devem ser escolhidas pelos próprios Programas de Pós-graduação (PPGs), defendidas de 2018 a 2020, e devem ainda contribuir para a melhoria da avaliação do parâmetro “Produção Científica” expressamente indicado nos documentos de área dos programas. Segundo o diretor da Edufal, professor Elder Maia, o objetivo do edital é valorizar o conhecimento científico original produzido no âmbito desses programas, das diversas áreas de conhecimento.

“Trata-se de mais uma parceria estratégica entre Fapeal, Edufal e Cepal. Certamente este edital vai estimular bastante a comunidade de pesquisadores e pesquisadores que defenderam as suas dissertações de 2018 a 2020”, explicou.

Inscrições

De acordo com o edital 08/2020, as propostas podem ser feitas por Programa de Pós-graduação stricto sensu em que a produção de livro por discente conte no quesito “Produção Científica” no processo de avaliação da Capes. O PPG pode selecionar segundo os critérios que achar razoáveis e enviar ofício indicando a dissertação e/ou tese selecionada. Cada programa pode selecionar apenas uma tese de doutorado e/ou dissertação de mestrado segundo os procedimentos e critérios (internos) que achar razoáveis, considerando as que foram defendidas entre os anos de 2019 a 2020.

Já o autor da dissertação ou da tese deverá confirmar o interesse em publicar seu trabalho no formato de livro e, de posse da carta de indicação da obra selecionada, emitida pelo respectivo programa de origem, fazer sua inscrição e, obrigatoriamente, adequar a dissertação ou tese para o formato de livro dentro das normas editoriais da Edufal.

As inscrições vão até o dia 15 de dezembro. Confira o edital completo aqui.