Pós-graduação em Matemática organiza 9º Workshop de Geometria Diferencial

Por Renata Morais - estagiária de Jornalismo
15/03/2019 15h56 - Atualizado em 20/03/2019 às 14h00
Professora Gabriela Wanderley, professora da UFPB

O Programa de Pós-graduação em  Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irá realizar entre os dias 18 e 22 de março a segunda semana da 9ª edição do Workshop de Geometria Diferencial. O evento acontece no Hotel Ponta Verde, na praia do Francês, contando com palestras e minicurso na programação. A iniciativa pretende concentrar grandes pesquisadores e estudiosos do campo científico da área na cidade.

A abertura do programa aconteceu na Ufal de 11 a 15 de março. As proposições apresentadas foram voltadas para jovens pesquisadores e pós-graduandos da instituição. Nos próximos dias, a capital alagoana recebe um dos membros do comitê científico, prestigiado no campo acadêmico. “Na semana seguinte é o evento principal, com a participação de grandes nomes internacionais, inclusive com a presença, de quarta a sexta-feira, do professor Fernando Codá Marques, da Universidade de Princeton”, comunica um dos organizadores, professor Marcos Cavalcante.

A palestrante Gabriela Wanderley esclarece a importância do evento como lugar de disseminação de conhecimento, novas experiências e estabelecimento de possíveis parcerias acadêmicas. “São pesquisadores de alto nível. É uma oportunidade de trocar ideias e discutir matemática. É sempre interessante poder divulgar o nosso trabalho para que outros professores ou alunos conheçam. Dessa forma, encontramos possíveis colaborações para trabalhos futuros”, expõe a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Diversos pesquisadores foram convidados para conversar com a comunidade universitária durante o evento, a exemplo de Magdalena Rodriguez e Pieralberto Sicbaldi da Universidade de Granada; Claudio Arezzo (ICTP Itália) e Huai-Dong Cao (Lehigh University); além de jovens matemáticos como Ivan Passoni do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Rafael Pontes. Eles trazem a experiência da área nos âmbitos nacional e internacional. Toda a grade da programação pode ser conferida clicando aqui.