Laboratório Lapis lança plataforma para divulgar previsão de tempo durante SBPC

Fenômenos meteorológicos são atualizados, minuto a minuto
Por Ascom Ufal
23/07/2018 15h50 - Atualizado em 23/07/2018 às 15h51

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) lançou na última quinta-feira, 19 de julho, sua mais nova plataforma digital, agora neste endereço. Um dos destaques é divulgar, ao vivo e em tempo real, pela TV Lapis, informações sobre previsão do tempo em todo o Brasil, especialmente para os participantes da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

Em formato moderno, intuitivo e responsivo, a ferramenta se consolida na área de difusão e disseminação de informações e conhecimentos na área de monitoramento ambiental por satélite, especialmente do Sistema EumetCast África. Segundo o professor Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório, o objetivo da plataforma é fornecer informações sobre previsão do tempo para a sociedade em geral, usuários das previsões e também especialistas em Meteorologia e Sensoriamento Remoto, permitindo a aproximação entre os usuários do sistema e a equipe do Laboratório, através da interação nas redes sociais.

"Com a nova plataforma, todos os usuários com acesso à internet poderão ter acesso a informações, em tempo real, a partir de mapas e imagens de satélite. Os fenômenos meteorológicos são atualizados, minuto a minuto, em um mapa dinâmico de todo o Brasil, inclusive com alertas para a população pelas redes sociais, em caso de alertas sobre eventos que afetem a vida da população", explicou.

Dentre os destaques da nova plataforma digital, estão:

Sistema de Monitoramento e Alerta da Cobertura Vegetal do Semiárido brasileiro (SimaCaatinga): com aplicações exclusivas de produtos de satélite ao Semiárido brasileiro;

Sistema EumetCast África: novo Sistema de Recepção do Satélite Meteosat, de baixo custo, para recepção, monitoramento e análise de dados. O Sistema foi concebido para prover, em tempo quase real, um serviço de disseminação, exploração e aplicação de uma extensa variedade de dados e produtos de satélites meteorológicos e ambientais para países do Globo. O Lapis também utiliza imagens do Satélite Góes-16.

TV LAPIS: Canal na plataforma Youtube, com entradas “Ao Vivo” de Alertas de Sistemas meteorológicos que interferem diretamente na vida da população. A plataforma é interativa e é importante que os usuários se cadastrem e toquem no sininho para receber as notificações de alertas e atualizações, sendo sempre informados sobre novas transmissões.

Biblioteca Digital: o acervo digital do Lapis disponibiliza para download as principais publicações da área de Meio Ambiente e Sensoriamento Remoto, especialmente aquelas produzidas por pesquisadores do Laboratório. Destaca-se o Livro recentemente lançado “Um século de secas: por que as políticas hídricas não transformaram o Semiárido brasileiro?” (Editora Chiado, Portugal).

Letras Ambientais: através do Blog Letras Ambientais, o Lapis divulga informações e conhecimentos aprofundados sobre os principais temas relacionados à conservação ambiental e a fenômenos meteorológicos de interesse para a comunidade acadêmica, empresários, agências governamentais e sociedade civil.

Sobre o Lapis

No Brasil, o Lapis possui uma Estação de Recepção de imagens do satélite Meteosat-10, cuja distribuição é feita pelo Sistema EumetCast África. Desde 2007, o Laboratório criou uma rede nacional de obtenção de dados de satélites digitais, em tempo real, por meio do serviço de disseminação de dados da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT).

A recepção das imagens é feita pelo satélite Meteosat de Terceira Geração (MTG), que capta e transmite imagens com alta resolução temporal, a cada 15 minutos, o que permite o monitoramento contínuo do tempo e a tomada de decisão, por exemplo, pela Defesa Civil, no caso de um iminente evento meteorológico extremo. De interesse particular ao Brasil, são as imagens do Meteosat-10, localizado sobre o meridiano de Greenwich (0°), que monitora sua Costa Leste e todo o Oceano Atlântico.

O Lapis é uma marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e se consolida na área de serviços de monitoramento ambiental por satélites no Brasil.

Mais informações no link.