Estudantes de nível básico palestram para graduandos na SBPC Jovem

Projetos abordam as necessidades dos estudantes e as dificuldades dos professores na educação brasileira
Por Nathalia Firmino, estudante de Relações Públicas
26/07/2018 15h15 - Atualizado em 26/07/2018 às 15h12
Graduandos da Ufal assistem a palestras de discentes do Ensino Básico do Mato Grosso do Sul (fotos: Nathalia Firmino)

Estudantes do Mato Grosso do Sul, estado que sediará a Reunião Anual da SBPC 2019, apresentaram projetos para graduandos dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O fato curioso é que os sul mato grossenses têm idades entre 13 e 15 anos e compartilharam reflexões importantes sobre as dificuldades do Ensino Básico no país.

As palestras que fazem parte da vasta programação da SBPC Jovem tiveram como tema: A Voz do lúdico na sociedade escolar, ministrado pelos discentes Jorge Avelino, 13 anos, Hellen Carvalho, 14 anos e Leticia Rocha, 14 anos, ambos do 9° ano do Ensino Fundamental II; e a segunda, ministrada por Fabricio Pupo, 15 anos, discente do 1° do Ensino Médio, teve como assunto Sexo, Gênero e Orientação Sexual a partir da análise literária da obra "A Garota Dinamarquesa" de David Ebershoff.

Por que o professor ensina de uma forma difícil? Essa foi a pergunta que deu início às pesquisas sobre a ludicidade da equipe que Jorge Avelino faz parte: “Nós vimos uma notícia que a educação brasileira estava atrasada e junto com minhas colegas e professores começamos a ligar as dificuldades e pesquisamos o que poderia conter o déficit de aprendizagem e então chegamos na ludicidade”, disse.

A coordenadora de extensão da Ufal, Betânia Brito, destaca que a importância do engajamento dos alunos: “Ver estudantes de nível básico aqui discutindo temas tão relevantes nos motiva a entender que a Educação Básica e Superior são elos que precisam andar em sintonia”, afirma. A programação da SBPC Jovem vai até sábado (28). Para saber mais, acesse o link.