Arena de Ideias oferece palestras gratuitas à população

Debates, bate-papos e atividades interativas acontecerão na Tenda Jovem
Por Viviane Borges – estudante de Relações Públicas
20/07/2018 10h54 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Silvio Sanchez Gamboa. Foto: Arquivo periódico UFSC

A SBPC Jovem, que acontece de 23 a 28 de julho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, é gratuita, aberta ao público e será realizada no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com o intuito de tratar sobre temas ligados à ciência, tecnologia e inovação, os autores trarão inventos, experimentos ou metodologias nos mais diversos espaços, dialogando com crianças, jovens e adultos.

Dentro das inúmeras atividades que fazem parte da programação da SBPC Jovem, a Arena de Ideias, com a parceria do Sebrae, conta com diversas palestras e sessões de bate-papos interativos com os visitantes.

Confira:

Empreendedorismo (Sebrae)

Palestras, performances, bate-papo com empresários, professores e educadores acontecerão neste ambiente atrativo e interativo. Tudo numa linguagem voltada para os jovens. O foco é de apresentar as tendências e oportunidades de empreender, promover trocas de experiências, demonstrar uma visão tecnológica de novas possibilidades na educação, além de haver histórias inspiradoras, fazendo com que os jovens comecem a pensar em como eles podem ser os protagonistas de suas vidas.

Dentre a vasta programação disposta pelo Sebrae, algumas das presenças confirmadas são: Artur Nagae com a palestra Como Iniciar sua Startup do Zero; Lucas Barros com O empreendedor conectado na era do online; Camila Acioli Marinho e Ramon Cardeal com Inovação em MKT Digital; Alessandra Nascimento Pontes com Desvendando o seu perfil comportamental para o mundo empreendedor; Ricardo Coimbra com Gestão de finanças pessoais, entre outros que serão desenvolvidas durante a SBPC Jovem.

Produção de plástico biodegradáveis a partir da casca de mandioca (Sebrae)

Sob a orientação das professoras Tatiane de Omena Lima (orientadora) e Maryana Silva Canuto (co-orientadora), estudantes da Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcanti Silva, de Maceió, irão demonstrar experimentos feitos com plásticos biodegradáveis colhidos da casca da mandioca. Esta palestra indicará que é possível, e mais proveitoso, a produção deste tipo de material por feirantes e indústrias processadoras de mandioca.

Bate-papo sobre a construção do conhecimento científico: a importância da pergunta

Através de discussões, promovendo a curiosidade, jovens e adultos serão estimulados a pensar e a observar criticamente sobre as diversas atividades que estarão acontecendo na programação da 70ª Reunião Anual da SBPC ou em relação às situações do cotidiano. Com o auxílio dos professores Silvio Sánchez Gamboa (Unicamp) e Márcia Chaves-Gamboa (Ufal), o público ouvinte irá elaborar um catálogo de perguntas que poderão motivar futuros projetos de pesquisa.

Brasil: sinônimo de desigualdade

Por meio da apresentação de jovens de 14 anos, com a orientação do professor Everton Luis Borro, será contada, brevemente, a história de uma personagem negra, chamada Dandara, que ao entrar em uma nova escola, sofre bullying dos seus colegas pela sua cor. Tendo como objetivo sensibilizar o público em relação à desigualdade social presente no Brasil, os alunos, vindos do Mato Grosso do Sul, utilizarão um jogo e conversarão sobre este tema com o público.

A Falcoaria na prevenção de acidentes aéreos e doenças

Dorival Lima é presidente da Associação Nordeste de Falcoaria e Conservação de Aves de Rapina e irá expor sobre como a falcoaria, arte de treinar aves de rapina para a caça, é utilizada em aeroportos a fim de diminuir o risco de colisão entre aves e as aeronaves. Outras espécies, em que essa técnica pode ser empregada também, são os controles de pardais, andorinhas e até mesmo aves aquáticas em aquicultura.

Caso não esteja chovendo no dia desta atividade, terminada a apresentação, serão feitas demonstrações de voos ao punho com gaviões e uma exposição de lure flying com falcão-de-coleira. Três pessoas vão ser sorteadas durante a palestra para a realização desses voos ao punho na parte externa da tenda Jovem.

Museus de ciências naturais como espaço de educação não formal

A palestra, que acontecerá no espaço das Oficinas Criativas, tem como convidada a professora Anna Kyukrina, diretora do Museu Darwin (State Darwin Museum), o museu de História Natural Moscou, na Rússia. O enfoque deste projeto se dá sobre o papel que os museus possuem em difundir conhecimento, de uma maneira divertida, para toda a população fora do ambiente escolar. Aaberta ao público, esta atividade terá a presença de um intérprete que traduzirá a fala da professora.

Para maiores informações, confira a programação completa da SBPC Jovem, que é gratuita e aberta ao público  clicando aqui.