Estudantes de jornalismo da Ufal vencem prêmio de Segurança no trabalho

A Agência Tatu foi lançada no ano passado

17/04/2018 09h40 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Os estudantes de Jornalismo da Ufal, vencedores de mais um prêmio com a Agência Tatu

Os estudantes de Jornalismo da Ufal, vencedores de mais um prêmio com a Agência Tatu

Lenilda Luna - jornalista 

A solenidade de entrega do Prêmio Braskem de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) em parceria com a Braskem, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego, foi realizada no último sábado (14), no Jaraguá. 

O prêmio, marcado por discursos contra a precarização das condições de trabalho, teve a participação de profissionais de vários veículos de comunicação do Estado, além de assessorias e estudantes. O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Rafael Gazzaneo, destacou a importância de fortalecer a Justiça do Trabalho, para proteção dos trabalhadores. 

Os estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Graziela França da Silva, Micaelle Morais e Lucas Thaynan foram os primeiros colocados na categoria estudante, com uma matéria sobre os acidentes de trabalho nas usinas sucroalcooleiras de Alagoas. 

Há quase um ano, os estudantes premiados lançaram a Agência Tatu, um site de jornalismo de dados. “Nosso objetivo é utilizar dados sociais e econômicos, mas sem deixar de contar uma história, como a do seu Francisco e o José Wedson, que foram nossos personagens na matéria premiada”, relata Graziela. 

Conversando com os trabalhadores da usina, os estudantes puderam humanizar os números que revelam dados preocupantes sobre os riscos da profissão. “Apresentar esses dados nem sempre pode trazer uma conscientização imediata, mas nós estamos ali, trazendo o assunto à tona, como (quase) jornalistas essa é a nossa função”, destaca a estudante. 

Para os alunos, que estão vivendo a experiência de gerenciar um portal de jornalismo, o reconhecimento, na 5ª edição do Prêmio Braskem de SST foi uma grande conquista.“Receber mais esse reconhecimento, poucos dias antes da agência completar um ano, é uma emoção indescritível”, finalizou Graziela. 

Confira a matéria premiada: O amargo da cana-de-açúcar: trabalhadores de usinas lideram ranking de acidente em Alagoas