Portal do Governo Brasileiro

‘Reencontro’ traz a poética de Patrícia Melro à Pinacoteca

Mostra é a sequência espiritual e conceitual de ‘Por trás do véu’
21/02/2018 às 09h47 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h13
context/imageCaption

Arte de divulgação

Ascom Ufal

A Pinacoteca Universitária apresenta a exposição Reencontro da artista plástica Patrícia Melro. A mostra, que tem abertura no dia 27 de fevereiro às 20h, é um desdobramento da sua primeira exposição individual, Por Trás do Véu, exibida na Galeria Gamma, em 2017. Desta vez, Patrícia exprime por meio de diversos suportes sua evolução pessoal e conceitual como artista.

A mostra recebe curadoria de Henrique Gomes, que traduz a manifestação da artista, em Reencontro, como um aprofundamento em sua poética. O curador ainda explica: “é um mergulho da artista em sua consciência. Ela se aprofunda em sua busca pelo autoconhecimento e em sua linguagem estética para falar com o espectador. Patrícia se mostra, toca as superfícies e as entranhas de cada um. Seu ser está totalmente exposto e propõe o diálogo”.

Com traços expressivos e sensoriais, Patrícia exibirá 32 telas com pinturas em tinta acrílica; uma instalação representando melros – pássaros – em voo, fazendo alusão ao sobrenome da artista; e 16 mosaicos de argila.

“Quando estou pintando sinto paz e equilíbrio, é um momento sublime, um encontro com Deus”, define Patrícia sobre seu processo criativo, não só na exposição, mas em toda sua trajetória.

A alagoana Patrícia Melro é arquiteta há mais de 30 anos e sempre teve a arte como um hobby. Além de Por Trás do Véu, mostra que originou Reencontro, a artista plástica atuou nas seguintes mostras coletivas: Amor, Ordem e Progresso (2017), 9ª edição da Mostra Cultural do Instituto da Visão  (2016), Mostra VB Class (2016), Casa Cor Alagoas (2014) e Mostra Saccaro (2013).

A coordenadora da Pinacoteca Universitária não esconde o contentamento de ter a artista expondo em seus salões. “Patrícia é aquela artista que guardava sua arte para si, mas como nunca é tarde para deixar que olhos atentos e sensíveis também percorram suas telas, desejamos reencontros felizes em seus novos caminhos”, disse Maria Christina Cavalcanti.

Devido a imprevistos pessoais ocorridos com a artista no período anteriormente agendado, Reencontro encerra a pauta de exposições de 2017 da Pinacoteca, permanecendo nos salões do museu de arte contemporânea até o dia 13 de abril.

Serviço

Data da abertura: 27 de fevereiro, às 20h

Local: Pinacoteca Universitária/Ufal, Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, Pç. Visconde de Sinimbu, nº 206, 1º andar, Maceió – Alagoas

Visitação: 28 de fevereiro a 13 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

Contatos: (82) 3214-1545 | comunicacaopinaufal@gmail.com

Redes Sociaisfacebook.com/pinacotecaufal | instagram.com/pinacotecaufal/ | twitter.com/pinacotecaufal

Entrada gratuita