Liga Acadêmica de Saúde Coletiva empossa nova diretoria

Evento foi marco inicial da interação entre as ligas acadêmicas

10/07/2017 11h45 - Atualizado em 10/07/2017 às 15h46
Os novos membros da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva

Eduardo Lira - estudante de Relações Públicas

Os novos membros da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (Lasc), formada por alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tomaram posse na tarde da última sexta-feira (7), no auditório do Núcleo de Saúde Pública (Nusp).

As estudantes Adrielly Cristina e Andressa Ramos foram as responsáveis por dar início à cerimônia numa palestra sobre o histórico e a relevância das ligas na formação do profissional. “Ela vai ampliar o senso crítico dos discentes, desenvolver o senso teórico e prático dos estudantes proporcionando profissionais melhores à população, potencializando a formação acadêmica, além de desenvolver uma assistência humanizada”, pontuou Adrielly.

Logo após, ocorreu a apresentação das atividades das ligas que compõem a Lasc. Iniciada pela aluna de Enfermagem, Thayná Mayara, membro da Liga Acadêmica de Enfermagem Gineco-Obstétrica Enfermeira Elza de Morais (Laego), seguida pela apresentação do estudante Davi Porfírio, presidente da Lasc, que ministrou sobre a criação da liga.

“A partir de agora, a gente pretende ir para o campo da extensão, chegando junto das comunidades, fazendo nossas ações de saúde e apresentando à liga mais oportunidades”, comentou Davi sobre a nova fase da Lasc. Participou também da cerimônia, o estudante e membro da Lasc, Danilo Damião, que acredita que sua participação na liga possa trazer bons frutos para o campo de trabalho. “Ela permite que eu, enquanto estudante de enfermagem, possa explorar essa área da saúde coletiva tanto na pesquisa como na extensão e ensino”, destacou.

Ao final da solenidade, a coordenadora do curso de Enfermagem, Amuzza Aylla, deu as boas vindas aos membros executivos atentando para os valores primordiais que compõem a profissão: cuidar, escutar, acolher e ajudar. “E que vocês possam levar o nome da Escola de Enfermagem aonde quer que vocês estejam, e que possam acolher à comunidade e a outros acadêmicos aqui dentro”, discursou.

Os nova diretoria da Liga

Com citações do educador e filósofo Paulo Freire, tomaram posse os discentes: Davi Porfirio da Silva (presidente), Igor Michel Ramos dos Santos (vice-presidente), Adrielly Cristina de Lima Raimundo (secretária geral e executiva), Nataly Cavalcante (diretora de comunicação) Andressa Ramos de Araújo (diretora de ensino e pesquisa), Paula Danielle Cavalcante R. De Melo (diretora de extensão) e Siane Mariano Alves (tesoureira).