HU terá atividades de prevenção contra doença renal crônica

Ações estão programadas para o Dia Mundial do Rim; campanha também alerta sobre obesidade

02/03/2017 10h04 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Ascom Ufal

No dia 9 de março será comemorado o Dia Mundial do Rim. Serão realizadas ações em todo o mundo com objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção das doenças renais. O Hospital Universitário da Ufal também programou atividades para lembrar a data.

O tema deste ano é Doença Renal e Obesidade: estilo de vida saudável para rins saudáveis. No hall central dos ambulatórios do HU haverá análise do IMC (Índice de Massa Corporal), verificação da Pressão Arterial, aplicação de questionário disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) sobre os fatores de risco da doença renal crônica, distribuição de material educativo e informações relacionadas à prevenção, assim como, sobre o acesso à assistência à saúde.

Dentro da programação terão duas palestras educativas às 10h e às 15h, no mini auditório do HU.

As ações serão desenvolvidas pela equipe multidisciplinar de cuidados em saúde da Unidade do Sistema Urinário do Hospital Universitário envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicóloga e assistente social, numa parceria com o Ambulatório de Nutrição em Nefrologia e alunos da Liga de Nefrologia e Hipertensão (Linehal).

A SBN, que coordena a campanha no Brasil, elabora material informativo e educativo para distribuir em cerca de 500 eventos realizados por ano em todas as regiões. As ações foram intensificadas, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico da doença renal crônica.