Grupo de estudos sobre Liberalismo reúne estudantes de vários cursos

Encontros são realizados às quartas-feiras, no Bloco 13, próximo ao IQB

18/07/2016 11h45 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Curso será realizado até o mês de outubro

Curso será realizado até o mês de outubro

Thâmara Gonzaga - jornalista

Uma vez por semana, estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Alagoas e de outras instituições de ensino se reúnem no Campus A.C. Simões para conversar sobre economia e filosofia.

O interesse deles é aprender mais sobre o Liberalismo, tendo como base os fundamentos da Escola Austríaca de Economia. Os encontros são promovidos pelo Instituto Liberal de Alagoas (ILA) e abertos ao público, sem necessidade de inscrição. Ao final de cada módulo, se apresentar a frequência mínima exigida, o participante tem direito a certificado.

“O nosso público-alvo são pessoas que gostem de filosofia política e ciências sociais, independente do grau de instrução, campo do conhecimento em que se gradua ou mesmo da corrente filosófica ou política com a qual se identifica. Todos podem participar”, afirma o estudante de Filosofia da Ufal e diretor de projetos do ILA, Islânio Santiago.

No início do segundo módulo do curso sobre a Escola Austríaca de Economia, realizado na última quarta-feira (13), havia estudantes de Jornalismo, Ciências da Computação, Filosofia, Serviço Social, Direito e Economia. A maioria deles tinha participado dos encontros anteriores.

“O nosso primeiro módulo foi centrado em estudar os aspectos fundamentais da escola austríaca, isto é, a sua ontologia. Nos debruçamos sobre as teorias filosóficas em que se sustenta, analisando sua epistemologia, metodologia científica e praxeologia. Agora, nos próximos encontros, nossa expectativa é que os alunos tenham facilidade em compreender as teorias econômicas dessa escola, que difere fundamentalmente de outras escolas liberais, como a utilitarista, escolas públicas, monetarista e inglesa”, explica Santiago.

Para os interessados em participar, o grupo de estudo é realizado sempre às quartas-feiras, das 15h30 às 17h30, no Bloco 13, Sala 103, próximo ao Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). Em cada encontro, há um tema específico e recomendação de leitura. Tais informações podem ser encontradas na página do ILA no Facebook.

Sobre o ILA

Fundado oficialmente em junho do ano passado, o Instituto Liberal de Alagoas teve início no Grupo de Estudos não Quebre a Janela, com as primeiras atividades realizadas a partir de 2012.

Alguns dos objetivos do ILA são promover o aprimoramento, a difusão e o ensino do liberalismo em todo o país, especialmente em Alagoas, desenvolvendo o conhecimento da filosofia e dos autores desta linha de pensamento. Os integrantes também buscam a realização de estudos e eventos, além de colaborar com instituições universitárias e de pesquisas.

O ILA não possui vínculo direto com a Universidade, mas a maioria de seus componentes é formada por alunos e docentes da Ufal. Atualmente, tem como presidente o médico especialista em estética, Henrique Arruda. Os diretores responsáveis pelo instituto são acadêmicos de várias áreas do conhecimento.