Portal do Governo Brasileiro

IQB recebe pesquisadora internacional

Monika Pischetsrieder vai participar de banca de defesa de tese de doutorado
20/10/2014 às 15h03 - Atualizado em 20/10/2014 às 20h15
context/imageCaption

Monika Pischetsrieder vai participar de banca de defesa de tese de doutorado

Redação Ascom

O Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe, nesta terça e quarta-feira, a visita da pesquisadora alemã Monika Pischetsrieder. Ela participará, já nesta terça, a partir das 10h, de uma banca de defesa de tese da doutoranda Júnia Barbosa, do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), no auditório do Renorbio, situado no prédio do Severinão, localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió.

A pesquisadora é considerada uma das mais prestigiadas cientistas da atualidade na área de Análise dos Produtos de Glicação Avançada (AGEs – do inglês, Advanced Glycation Endproducts) em alimentos, os quais estão associados ao desenvolvimento de diversas doenças crônico-degenerativas como o diabetes e o alzhaimer, e sua presença representa um importante momento de debates e intercâmbio científicos.

MoniKa é chefe da cadeira de Química dos Alimentos do Instituto de Farmácia e Química dos Alimentos da Universidade Friedrisch-Alexander Erlangen-Nuremberg e dentre as atividades de interesse e destaque do seu grupo estão o desenvolvimento de métodos analíticos altamente específicos para a caracterização, identificação e quantificação de moléculas bioativas, particularmente presentes em alimentos, bem como a determinação de suas atividades biológicas através de ensaios in vitro e in vivo, com especial interesse na modulação das respostas imunes e neurotróficas dessas moléculas.