Gestão debate ações de enfrentamento à violência contra a Mulher

Assessoria do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres se reuniu com a vice-reitora Rachel Rocha

15/04/2014 10h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Lenilda Luna - jornalista

No último dia 10 de abril, Regina Lopes e Marciel Pereira, representantes da assessoria do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, se reuniram com a vice-reitora Rachel Rocha e com as representantes do Núcleo Temático Mulher e Cidadania da Ufal, Elvira Simões e Maria Aparecida Oliveira, para apresentar as ações do Pacto Nacional e o diagnóstico preliminar da violência contra as mulheres no Estado de Alagoas.

Neste encontro, foram discutidas as possibilidades de apoio da Universidade Federal de Alagoas em algumas ações do Pacto Nacional, como, por exemplo, o fortalecimento da Rede de Atendimento às mulheres de vítimas de violência e a implementação da Lei Maria da Penha. A vice-reitora propôs a participação da Ufal a partir dos campi de Delmiro Gouveia, Arapiraca e Maragogi, que são municípios polos do Pacto assinado junto ao Governo do Estado.

As professoras Elvira Simões e Maria Aparecida Oliveira ressaltaram a importância da Ufal na disseminação e execução das ações da Política Nacional para as Mulheres. "Já temos o espaço do Curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola de caráter semi-presencial, que foi criado para atender professores e professoras da Rede Estadual de Ensino, onde podemos incluir informações sobre o Pacto", informou Elvira Simões.

A vice-reitora, Rachel Rocha, convidou a assessoria do Pacto Nacional e o Núcleo Temático Mulher e Cidadania para integrar as atividades do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014), realizando oficinas e debates sobre Gênero, Diversidade e Violência contra as Mulheres. "Estabelecemos um necessário com a Ufal, uma instituição que tem muito a contribuir para a sociedade alagoana", disse Regina Lopes, da assessoria do Pacto Nacional.