Curso de Arquitetura e Urbanismo celebra 40 anos de criação

Programação diversificada contemplou estudantes e profissionais da área

11/11/2013 13h52 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Lúcia Hidaka, Valmir Pedrosa, Eurico Lôbo, Veronica Robalinho e Pedro Cabral compuseram mesa de abertura

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) celebrou 40 anos de criação do curso de Arquitetura. As comemorações referentes às quatro décadas de atividades tiveram início com homenagens à primeira turma de arquitetos formados pela Universidade Federal de Alagoas e aos professores aposentados. Na ocasião, também foi lançado o portal dos estudantes egressos do curso. A programação contou, ainda, com a 9ª Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semau) e a 3ª Exporevelações.

A celebração final foi na noite desta sexta-feira (8), como desfecho da semana, marcada por reencontros, emoção, homenagens e aprendizado. No primeiro dia de comemoração ao aniversário do curso de Arquitetura da Ufal, arquitetos de todas as gerações puderam rever antigos amigos e colegas de profissão.

O público também relembrou a trajetória de um dos cursos mais tradicionais da Ufal e assistiu a vídeo produzido pelo Programa de Educação Tutorial (PET), no qual foram apresentadas a rotina da graduação e a dinâmica do programa de extensão da FAU. Na cerimônia de abertura, alunos, ex-alunos e professores da Universidade encontraram bons motivos para comemorar o aniversário do curso de Arquitetura.

De acordo com Veronica Robalinho, diretora da FAU, o curso passou por importantes avanços ao longo dos anos: “Nós temos o próprio espaço físico da faculdade, corpo docente bem qualificado, grupos de pesquisa reconhecidos nacionalmente e pós-graduação com mestrado – de nota 4 – e doutorado. Além disso, incorporamos, recentemente, o curso de Design às nossas atividades”, pontuou.

A coordenadora da graduação, Lúcia Hidaka, refletiu sobre a consolidação do curso. “Quarenta anos correspondem a quase quinze mil dias de existência. Quarenta anos é muito tempo e indica tempo necessário de maturação para algo novo que vai chegar”, ressaltou.

Entre os presentes também estava o reitor Eurico Lôbo e o professor Pedro Cabral, egresso da primeira turma de Arquitetura da Ufal. A professora Zélia Maia Nobre, fundadora do curso, também participou da confraternização e foi homenageada pela dedicação ao curso.

Os esforços de professores como Zélia Nobre, foram lembrados com carinho pelo reitor da universidade. “Diante de todas as dificuldades, quando vejo toda a luta dos professores antigos também enxergo a coragem deles. Esse processo de construção é longo e difícil, mas vitorioso, devido à determinação e à preocupação com os interesses coletivos”, reforçou Eurico Lôbo.

Homenagem à primeira turma

O evento foi prestigiado por alguns dos primeiros arquitetos formados pela Ufal. Pedro Cabral representou o grupo e emocionou os presentes com discurso saudoso. “Somos a primeira turma, composta por onze mulheres e por mim. Passados quarenta anos, somos estudantes que vivenciaram, vivenciam e vivenciarão essa escola, dedicada à beleza e ao 'construir'. Somos a vontade de redesenhar a favela na cor mais bonita. Somos o conceito, a função, a forma e os sistemas de construção. Somos a casa mais humilde e o palácio de todas as vontades”, refletiu.

Programação diversificada

As comemorações tiveram continuidade com a realização da 9ª Semau, na Casa da Indústria. A atividade começou na noite da terça-feira (5), com palestra sobre teoria e prática, ministrada pelo arquiteto Jorge Mário Jaurequi, do Rio de Janeiro. Nos dias seguintes, estudantes e profissionais da área foram contemplados com palestras sobre mundo do trabalho e métodos utilizados, bem como sobre Arquitetura e Urbanismo em Alagoas.

A programação também contou com debate sobre formação acadêmica, comandado pelo professor Luís Amorim, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Exposições

A Exporevelações chega à terceira edição e engloba as atividades de comemoração aos 40 anos do curso de Arquitetura. Neste ano, o projeto tem como tema Ir ao encontro do inesperado, estar disposto para a revelAção. O evento acontece até 22 de novembro e está aberto a estudantes matriculados em cursos de graduação, assim como a docentes e servidores vinculados a qualquer instituição de ensino superior.

O projeto tem o intuito de integrar e revelar talentos, por meio da troca de conhecimentos e de expressões artísticas e culturais.

Atividades

A FAU oferta cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Design, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pós-graduação da FAU oferta mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado e doutorado em Cidades. No total, a faculdade conta com sete grupos de pesquisa, um núcleo de extensão e um escritório modelo. Além disso, possui laboratórios de conforto ambiental, de modelos reduzidos e de tecnologia.