Semana de Biologia destaca preservação dos mananciais de água potável

O evento já está na 28ª edição e também fez homenagens aos professores do ICBS; programação extra e oficinas

05/09/2013 15h00 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Teresinha de Jesus Calado, diretora do IBCS

Lenilda Luna - jornalista

Começou nesta quinta-feira (5), pela manhã, a 28ª Semana de Biologia, com o tema “Água: cooperação, não competição”, uma realização do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da Reitoria e foi presidida pela vice-reitora Rachel Rocha, que saudou os presentes e enfatizou o engajamento de professores, alunos e técnicos para manter um evento que contribui, há quase três décadas, com a evolução científica do curso.

Na mesa, a professora Leonora Tavares, coordenadora da Semana, ressaltou o quanto o tema central é oportuno. "Sabemos que os nossos mananciais estão ameaçados pela poluição causada pelos dejetos das cidades, pelas indústrias e pelo manejo inadequado do solo. Precisamos fazer esse alerta para preservar a água potável que existe em nosso planeta", disse.

O estudante Igor Santana destacou que a palavra "vida" é intrínseca à Biologia. "Falamos da luta pela vida, da interação entre os seres, dos questionamentos sobre a origem da vida", disse o aluno, que também convidou os colegas para aproveitar essa oportunidade de aprimorar os conhecimentos. "Aqui precisamos avaliar a realidade para gerar questionamentos, em busca de soluções. Esse deve ser o nosso compromisso com o meio ambiente", enfatizou.

A diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Teresinha Calado, lembrou que no último dia 3 de setembro foi comemorado 34 anos de regulamentação da profissão do Biólogo e parabenizou a todos os envolvidos na realização da Semana de Biologia. "Não é uma tarefa fácil organizar um evento com tantos palestrantes e essa gama de atividades que está sendo oferecida aos participantes", disse a diretora.

Homenagens

Um dos momentos mais emocionantes da abertura foi a homenagem aos professores e técnicos que estão se aposentando e também aos que estão na ativa. Entre os homenageados, o professor Antônio Valeriano Pereira comoveu a plateia ao relatar a dedicação que sempre teve aos alunos. "Não há professor sem alunos, sem vocês somos todos desempregados. Eu que não gerei filhos biológicos, não me arrependo por isso, pois tive muitos filhos espirituais", disse o professor aposentado.

Programação

A Semana de Biologia prossegue até o dia 7 de setembro, com palestras sobre fósseis do Estado de Alagoas; importância das ideias em Ecologia; medicina popular e nanotecnologia; gastroenterites provocadas por vírus; atualização dos recentes avanços pré-clínicos e clínicos na neurociência; análise genética nas investigações de paternidade; esquistossomose em Alagoas; projeto Mamíferos Voadores; tubarões; diversidade de leveduras associadas a bromélias; e proteínas multifuncionais.

A programação também inclui o 4º Prêmio Gabriel Skuk de Fotografia, concurso de fotografias relacionadas às Ciências Biológicas

Veja a programação completa aqui