Educação é tema de seminário na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Evento conta com a participação de Gaudêncio Frigotto e Carlos Libâneo

02/09/2013 19h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Eraldo Ferraz coordena Seminário de Educação da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Eraldo Ferraz coordena Seminário de Educação da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas se aproxima e promete programação para vários gostos e idades. O maior evento literário alagoano ganha forma e convidados especiais na edição deste ano. Atividades destinadas aos pedagogos já estão confirmadas no evento, que promove Seminário de Educação, com a presença dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto e Carlos Libâneo.

Além de lançarem suas publicações mais recentes, os convidados discutirão assuntos relacionadas à didática e às práticas metodológicas por meio do estudo ativo. Coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Eraldo Ferraz comanda, pela segunda vez consecutiva, o Seminário de Educação da Bienal. Segundo o docente, o projeto permite importantes discussões acerca do Ensino e possibilita novas percepções a alunos da graduação.

“Nunca é demais discutir a didática. Todos os educadores têm necessidade de rever práticas de ensino, aspectos metodológicos e modos de avaliação. A vinda de pesquisadores famosos permite que os estudantes materializem todo esse conhecimento por meio do contato físico. O momento também é uma ótima oportunidade para os pesquisadores, que passam a conhecer as inquietações dos seus leitores”, destacou Ferraz.

Para Eraldo Ferraz, as discussões sobre a Educação devem ser permanentes, visto que a docência está em constante transformação e aperfeiçoamento. “O professor nunca está pronto, ele está sempre em busca do melhor. O principal fator do nosso trabalho não é o modo de avaliar, mas de ensinar. Precisamos mudar práticas de ensino e suscitar, no educador, técnicas de metodologia inclusiva, para promoção de aulas agradáveis e que melhorem o desempenho do alunado”, salientou.

Debates sobre a Pedagogia representam significativa contribuição à Educação alagoana, assolado por índices negativos. De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil de 2013, pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgada em julho deste ano, aponta Alagoas como o estado com menor percentual de jovens de 18 anos ou mais com Ensino Fundamental completo, com 40,57%. A média fica abaixo da brasileira, que é de 54,92%. Entre os mais jovens, os números também são alarmantes e apenas 39,56% de pessoas de 15 a 17 anos possuem Ensino Fundamental completo. 

Confira o perfil dos convidados

Gaudêncio Frigotto é bacharel em Filosofia e graduado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui). O pesquisador também é mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e doutor em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Atualmente, é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisador AI-Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Carlos Libâneo é graduado em Filosofia, mestre em Filosofia da Educação e doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC-SP. Libâneo também é pós-doutor pela Universidade de Valladolid, da Espanha. Atualmente, é professor titular da Universidade Católica de Goiás e coordenador do grupo de pesquisa Teorias e Processos Educacionais. O pesquisador também é membro dos Conselhos Editoriais das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG); Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba-SP); Educativa (UCG); Espaço Pedagógico (UPF); e Interface- Comunicação, Saúde e Educação (Unesp).