11ª Semana de Extensão da Ufal acontece durante o 1º Alagoas Caiite

Minicursos e palestras marcam o evento, que nesta edição conta com a participação de Eliane Santos, coordenadora de extensão da UnB

24/04/2013 17h00 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Eliane Santos e o pró-reitor de Extensão da Ufal, Eduardo Lyra

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

A 11ª Semana de Extensão da Ufal, que acontece esta semana durante a programação do 1º Alagoas Caiite – Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, teve início na manhã da terça-feira ( 23). O evento é organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e nesta edição contou com a participação da Coordenadora de Programas e Projetos de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), Eliane Santos.

“O objetivo deste evento é consolidar as ações extensionistas dentro do contexto acadêmico, dialogando com a sociedade. Para reafirmar esse propósito convidamos a professora Eliane que já tem uma grande trajetória nessa área”, explicou o pró-reitor de Extensão da Ufal, Eduardo Lyra

Durante a conferência de abertura, a convidada fez uma palestra sobre o tema “Novos Rumos da Extensão Universitária” e frisou que “é importante que haja uma relação interativa e permanentemente dialógica entre a universidade e a comunidade”. Destacou ainda que a “sociedade não pode ter a função só de receptor das atividades da universidade, mas sim ser ativa na construção e nos processos de avaliação dela”.

Eliane Santos também ministrará um minicurso nos próximos dias 24 e 25, das 8h às 12h, com o tema “Metodologia de projetos e processos avaliativos da extensão”.  Segundo a professora, o objetivo da atividade é propor o aprofundamento das políticas de construção conceitual da extensão. Quanto ao Alagoas Caiite, Eliane acredita que “é de extrema importância haver essa participação interinstitucional com a finalidade de expandir experiências e conhecimentos científicos e tecnológicos”.

Na Semana de Extensão ainda haverá mais um minicurso e duas mesas-redondas. A programação se estende até a tarde de quinta-feira, 25.