Parcerias e produção científica reforçam Conceito 4 de Ciência da Computação

Segundo dados do Ministério da Educação, menos de 20% dos cursos de graduação de instituições de ensino do país conseguem obter o Conceito 4. Na Universidade Federal de Alagoas, especificamente no Campus Arapiraca, que vem recebendo visitas de comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais (Inep), numa escala de 1 a 5, receberam inicialmente Conceito 4 os cursos de Educação Física, Biologia e Arquitetura e Urbanismo.

Andifes debate internacionalização das universidades

A Andifes realizou no dia 26 de abril a Centésima reunião ordinária do Conselho Pleno. O secretário da SESu, Luiz Cláudio Costa, o presidente da Capes, Jorge Guimarães e o diretor João Carlos Teatini participaram.

Saiba como se inscrever na Edição 2011 dos Prêmios Santander Universidades

Premiações beneficiam estudantes, docentes, pesquisadores-doutores e instituições de ensino, e impactam toda a cadeia de valor de educação superior. Premiação aos vencedores chega a R$ 1 milhão. Todos os inscritos ganharão curso on-line de empreendedorismo desenvolvido pela Babson College com exclusividade para esta premiação. Desde 2005, a iniciativa contou com mais de 12 mil participantes de norte a sul do País. Estudantes, docentes e pesquisadores-doutores de todo Brasil já podem se inscrever nos Prêmios Santander Universidades – Edição 2011.

Tintura de própolis vermelha inibe crescimento da bactéria multirresistente

A tintura de própolis vermelha de Alagoas apresentou atividade antimicrobiana contra a bactéria multirresistente (Acinetobacter baumannii) que provocou a morte de nove pessoas internadas no Hospital Universitário. Os técnicos do setor de análises clínicas do HU, Jeane Rodrigues Farias, Eliege Maria dos Santos e Jorge Ferreira, realizaram o ensaio com alguns antibióticos e também com as tinturas de própolis vermelha e tintura de cúrcuma longa (açafrão da terra) considerados como alimentos funcionais devidos as suas propriedades antioxidantes, terapêutica e com valor nutricional.