Universitários da terceira idade aprendem mais sobre a Previdência Social

04/04/2011 09h10 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Grupo de baianas anima o início da aula

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Quem pensa que o lugar dos senhores da terceira idade é na cadeira de balanço ou para as senhoras a linha e agulha do crochê precisa conhecer o novo grupo de universitários da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). Com idade acima dos 60, eles estão na sala de aula, desta vez, em seu segundo encontro para receber orientação sobre o sistema da Previdência Social.

Para iniciar de forma dinâmica, o grupo de baianas da Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) fez uma apresentação cultural. Logo em seguida, a professora Marta Ferreira, assistente social do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Alagoas, apresentou a Previdência Social e esclareceu as dúvidas dos alunos; uma delas foi a diferença entre aposentadoria e amparo social que segundo Marta Ferreira a maioria das pessoas entende como um único benefício.

“Na aposentadoria, o trabalhador recebe o benefício por tempo de contribuição. No programa de assistência, ele é amparado pelos motivos validados em lei, como por exemplo, renda abaixo de um salário e doença de incapacidade”, explicou a assistente social, colocando ainda que a diferença básica do amparo social para a aposentadoria é que o beneficiário não contribui para a previdência e não recebe 13° salário.

Para movimentar os alunos, após duas horas de aula a coordenadora do Unati, Léonea Santiago, fez um intervalo e comandou uma série de exercícios de alongamento. “Minhas pernas estavam dormentes, não posso ficar muito tempo parada. Com os exercícios logo passa”, explica Darcy Porfírio, aposentada como técnica de radiologia.

Os encontros do curso ocorrem a cada quinze dias e sempre com abordagens diferentes. “O conteúdo da aula é muito informativo, tudo que acho importante anoto e comento com meus amigos e familiares para que eles aprendam também”, afirma Abigail Tenório.