Umberto Eco e pesquisadores de todo o mundo vão se reunir em Japaratinga


07/04/2009 08h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h39
context/imageCaption

Umberto Eco fará a palestra de abertura

O Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco) propõe a realização, no período de 28 de setembro a 2 de outubro de 2009, em Japaratinga, Alagoas, do seu Pentálogo Inaugural abordando o tema Transformações da midiatização presidencial: corpos, relatos, negociações, resistências. O evento deverá reunir pesquisadores, docentes e intelectuais brasileiros e internacionais, com diferentes inserções em universidades da França, Argentina, Itália, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Venezuela, Bolívia e Brasil. Envolve também a presença de especialistas, e quadros das áreas políticas, marketing e administração. Este Pentálogo registra o início das atividades do Ciseco, e tem como seu principal convidado o professor Umberto Eco, da Universidade de Bolonha (Itália), na condição de conferencista da Sessão de Abertura deste evento inaugural.

Sobre o Pentálogo Inaugural

O Pentálogo Inaugural abordará como tema central  “Transformações da midiatização presidencial: corpos, relatos, negociações, resistências”. O que motiva e justifica o debate dessas questões neste momento? Sintomas múltiplos, variados, mas convergentes, parecem indicar que ao longo dos primeiros anos do novo milênio, a função presidencial, enquanto posição executiva dos regimes democráticos,  está em processo de mudança profunda, pelo menos na Europa e nas Américas. Em função disso, o Pentálogo estudará os processos de construção do lugar presidencial hoje, a partir da presença dos processos midiáticos. Examinará a incidência das mídias num conjunto de eleições presidenciais do continente Americano: eleição e reeleição de Lula; ascensão de duas mulheres a presidência (Chile e Argentina); de um representante das culturas indígenas na presidência boliviana; de um bispo católico no Paraguai; e também pela primeira vez, nos Estados Unidos, a eleição de um político negro para presidência. Na Europa se destaca o retorno de Berlusconi à presidência do Conselho de Ministros na Itália, no que pese os múltiplos escândalos aos quais está associado, e no que pese ao seu papel de controle de um império midiático em seu próprio país. Forte acentuação do presidencialismo na França, com uma simultânea e explícita exibição do vínculo entre a classe política e o mundo do espetáculo.

Para tanto, o Ciseco convida um grupo de prestigiados especialistas e investigadores internacionais para discutir estas e muitas outras questões que surgirão durante o seu Pentálogo Inaugural.

Participantes

Os participantes do Pentálogo são personalidades científicas e acadêmicas com inserção em várias instituições universitárias internacionais. A conferência inaugural será proferida pelo Professor Umberto Eco (Università degli Studi di Bologna, Itália). O evento terá também expositores os convidados especiais de várias universidades do mundo. Está prevista ainda uma conferência do Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, Jornalista Franklin Martins, sobre as “Relações entre Políticas de Comunicação e a Função Presidencial”.

Haverá também exposições a cargo dos membros diretores do Ciseco: Amilton Glaucio de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Antônio Fausto Neto (Unisinos), Antonio Heberlê (Universidade Católica de Pelotas); Eliseo Verón (Universidad de San Andrés, Argentina), Geraldo Luiz dos Reis Nunes (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Giovandro Ferreira (Universidade Federal da Bahia).

O evento terá como coordenadores de trabalho os professores Jean Mouchon (França), Antônio Fausto Neto (Brasil), Eliseo Verón (Argentina).

Pentálogo recebe apoio

Instituições de diferentes setores manifestaram seu apoio para a realização desta reunião científica, como é o caso das Organizações Globo, bem como várias universidades (Unisinos; UFRJ; Ufal; UFPE; UCPEL; UFBA; San Andrés – Argentina) através de programas de pesquisa e de cientistas ali inseridos.

Veja mais informações e a lista completa de expositores