Ufal e Sociedade aborda os 25 anos de Educação a Distância na instituição

Entrevista com o professor Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal
Por Lenilda Luna - jornalista
26/05/2023 13h45

O professor Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), inicia a entrevista esclarecendo que as novas tecnologias não provocam a extinção das anteriores, mas incorporam e atualizam o que já existia. É assim com a rádio, por exemplo, que voltou ao cenário da comunicação com o formato de podcasts.

Nesta conversa, o pesquisador e gestor da Educação a Distância na Ufal conta como foi o início dos primeiros projetos, utilizando recursos tecnológicos na Educação, capacitando professores. “A gente pode dizer que tudo começou com a professora Elizabeth Almeida, no Cedu, quando ela criou a Informática na Educação. Depois vieram as pesquisas do professor Luís Paulo Mercado, das professoras Aparecida Viana, Anamelia Campos, Cleide Jane Costa, e então formou-se um grupo de professores que consolidou essa linha de pesquisa”, relata Pimentel.

Durante a entrevista, Fernando Pimentel destaca a qualidade alcançada pela EaD na Ufal. “Tanto que o primeiro compromisso, fora de Brasília, da professora Suzana dos Santos Gomes, responsável por gerir o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), após assumir o cargo no início deste ano, foi em Maceió para nossa mesa redonda que iniciou a comemoração dos 25 anos de Educação a Distância na Universidade”, ressaltou o professor.

Fernando Pimentel conta ainda que não foi organizado um grande evento para a data comemorativa. “Preferimos realizar várias atividades durante esse ano, envolvendo toda a comunidade universitária, para que possamos divulgar o quanto o alcance da Universidade foi ampliado com os investimentos em EaD, tornando a Ufal presente em todos os municípios do Estado”, conclui.

Para mais detalhes, ouça a entrevista que será veiculada na Rádio Ufal, a partir da próxima segunda-feira (29), às 11h. Depois é só conferir a publicação a qualquer momento no podcast radio.ufal.br