Escola de Artes recebe palestra de Ney Rosauro e promove curso de percussão

Palestra é gratuita e acontece na segunda (19); dia 20 tem seleção para curso de pandero e atabaque
Por Ascom Ufal
15/09/2022 15h14 - Atualizado em 15/09/2022 às 16h18

O percussionista, compositor e educador Ney Rosauro, estará em Maceió na próxima segunda-feira, 19 de setembro, para uma palestra às 15h na Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/Ufal). A entrada é gratuita.

Já na terça (20), a ETA realiza uma seleção para dois cursos gratuitos: pandeiro e atabaque. Os cursos são abertos à comunidade, mas às 14h haverá uma seleção com os interessados. As aulas continuam sempre às terças, das 14h às 16h, e serão ministradas pelo professor Augusto Moralez e pela percussionista Manu Preta.

Ney Rosauro

Natural do Rio de Janeiro, Ney Rosauro é considerado um dos mais importantes compositores de percussão do século XX. Com seu estilo único de escrita, que combina melodias encantadoras com ritmos cativantes, Rosauro utiliza os ricos elementos do folclore brasileiro para criar composições estilizadas, cheias de vida e fantasia, e que vem encantando públicos em todo o mundo.

Suas mais de 100 composições e livros de métodos são padrões no repertório de percussão. O primeiro concerto de marimba de Rosauro é sem dúvida o concerto de percussão mais popular e foi executado milhares de vezes por orquestras distintas em todo o mundo. Seus 11 CDs foram aclamados por críticos, percussionistas e amantes da música em geral.

Ney deu recitais solo e apareceu como solista com orquestras em mais de 45 países, e apresentou workshops/residências em alguns dos conservatórios e universidades mais prestigiados do mundo. Rosauro foi diretor de Estudos de Percussão da Universidade de Miami (2000-2009) e chefiou o Departamento de Percussão da Universidade Federal de Santa Maria, RS no Brasil (1987-2000). Foi também instrutor de percussão na Escola de Música de Brasília e timpanista da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília no Brasil (1975-1987).