Como a pandemia afetou as relações de ocupação do espaço geográfico

Espaço e Poder é um podcast produzido pelo professor Marcelo Karloni, do Campus Arapiraca
Por Lenilda Luna - jornalista
10/08/2021 16h43 - Atualizado em 10/08/2021 às 16h44

A pandemia da covid-19 afetou não só a saúde biológica e psíquica, mas também a forma como nos relacionamos no espaço geográfico. Os conceitos de distanciamento social, para evitar aglomerações em espaços físicos, fez com que nossa atenção se voltasse para a organização dos espaços urbanos e condições de mobilidade.

Manter a distância física ainda é a medida mais efetiva para conter a disseminação do coronavírus. “O espaço é uma determinante para a preservação da espécie. A covid-19 elevou novamente a organização da ocupação do espaço como uma categoria fundamental para a sobrevivência”, destacou o professor Marcelo Karloni, do setor de Planejamento Urbano e Paisagem, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas.

As reflexões propostas pelo professor, que abordam mobilidade, ensino remoto, o novo modelo urbano e outros temas relacionados à ocupação espacial nesta pandemia, podem ser ouvidas no episódio mais recente do podcast Espaço e Poder, na Rádio Ufal.