Episódio do Corescast destaca o capacitismo, preconceito contra PcD

Podcast pode ser acessado no site da Rádio Ufal
Por Lenilda Luna - jornalista
27/05/2021 18h01 - Atualizado em 28/05/2021 às 14h50

Neste novo episódio, Celson Vinicius Marques e Kirlla Leão, estudantes de Medicina e integrantes do Cores da Saúde, projeto de extensão multiprofissional da Faculdade de Medicina (Famed), iniciam fazendo uma autodescrição para ajudar as pessoas com deficiência visual a projetarem uma imagem de quem está falando

Os estudantes explicam o que é deficiência segundo as leis vigentes e quais são os direitos das pessoas com deficiência (PcD), um esclarecimento importante para que toda a sociedade possa entender e ajudar a garantir essas ações e recursos que possibilitam a inclusão.

O preconceito pode impedir que uma pessoa com deficiência possa interagir em condições de igualdade na sociedade e dificulta o acesso a direitos básicos como saúde e educação. São mais de um milhão de pessoas com deficiência no mundo e todas elas têm direito a uma vida com dignidade.

Por isso, os estudantes explicam o que é capacitismo, que é o preconceito contra pessoas com deficiência, que pode se manifestar de várias formas. Pode ser por tratar de forma a inferiorizar essas pessoas, ou até o oposto: dizer que é heroísmo, como se fosse algo extraordinário garantir a rotina e a sobrevivência.

As pessoas com deficiência não são heroínas, nem inferiores. São pessoas que compõem a nossa diversidade social e querem participar da vida coletiva com igualdade de condições. Os estudantes Celson Vinicius e Kirlla Leão também esclarecem que a acessibilidade beneficia a todas a sociedade, por isso, precisamos abrir caminhos e derrubar barreiras.

Ouça e divulgue o Corescast. Basta clicar aqui