Perguntas Frequentes
- Lato Sensu
- Stricto Sensu
- Extensão
- Assistência Estudantil
- NEE
- Estágio
- Monitoria
- Diplomas
- Avaliação Institucional
- Ensino à Distância
- Pesquisa
- Produção Intelectual
- Graduação
- Técnico
Lato Sensu
- Qual é o departamento responsável por dar a permissão para secretário de um curso Lato Sensu?
-
O próprio coordenador do curso Lato Sensu no momento de submeter a proposta que designa quem será o secretário, através do portal Coordenador Lato Sensu → Curso → Identificar Secretário.
-
-
Tento matricular aluno(s) em uma turma e o sistema informa que ele já se encontra matriculado, o que está acontecendo?
-
Provavelmente existe alguma outra turma que foi excluída com alunos já matriculados. A solução é excluir também as matrículas dos alunos nessa turma um a um. Esta operação está disponível ao coordenador no menu do portal da coordenação (Matrículas → Alterar status de matrículas).
-
-
Está faltando um professor (ou disciplina) no meu curso e ele já está em andamento, como faço pra incluir essa informação?
-
Toda informação que consta na proposta não pode ser alterada sem a aprovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação(PROPEP). O procedimento para efetuar a alteração é entrar em contato PROPEP responsável para que ela altere o status da proposta para 'Incompleta' e assim o usuário que efetuou o cadastro possa, seguindo o mesmo caminho utilizado na submissão (Portal do Docente → Ensino → Projatos → Proposta de Curso Lato Sensu → Minhas Propostas), fazer as modificações necessárias e submete-la novamente a proposta. É bom lembrar que após isso ele deve entrar em contato novamente com a PROPEP para que o status da proposta seja alterado novamente para 'Aceita' e ele possa utilizar o Portal da Coordenação Lato Sensu novamente.
-
-
Como excluir um aluno da especialização cadastrado indevidamente?
-
Apenas a PROPEP tem a permissão de excluir alunos.
-
-
Como faço para aumentar a capacidade de uma turma de entrada do curso de especialização?
-
Para aumentar a capacidade deverá ir em Portal Coord. Lato Sensu → Curso → Cadastrar Turma de entrada, e lá existe a opção de alterar. Porém, o número de vagas da turma de entrada não pode ultrapassar a quantidade de vagas oferecidas pelo curso. Neste caso, é preciso entrar em contato com a PROPEP para que alterem o corpo do projeto.
-
-
Estou cadastrando o TCC de um aluno, mas o seu orientador externo não está aparecendo no campo auto-completar, o que está ocorrendo?
-
Isso está ocorrendo pelo fato de que o prazo de validade do orientador expirou (SIGAA → Lato Sensu → Administração → Docentes externos → Consultar docentes externos) ou o mesmo não esteja cadastrado na proposta do curso (SIGAA → Lato Sensu → Curso → Gerenciar Proposta de curso), em ambos os casos entrar em contato com PROPEP para que seja realizada a alteração.
-
-
Sou aluna de especialização (Lato Sensu) e quero me inscrever para ser fiscal no vestibular. Como devo proceder?
-
Para que a unidade apareça no campo unidade responsável, é necessário que ela esteja configurada como acadêmica no SIGAADMIN.
-
-
Sou coordenador de um curso lato sensu, porém este não aparece mais no portal do coordenador, o que está ocorrendo?
-
Provavelmente o curso não está aparecendo pois o período de realização da proposta do curso já acabou. Para resolver isso é necessário o contato com a PROPEP, a fim de renovar ou prorrogar o período da proposta do curso.
-
-
Abri algumas turmas de pós graduação (lato sensu), porém elas não aparecem no portal lato sensu, o que está ocorrendo?
-
Para que as turmas apareçam é necessário que elas estejam vinculados ao curso do portal e o período de aulas das turmas esteja dentro do período de aulas do curso.
-
Stricto Sensu
Extensão
- Depois que cadastro uma ação, qual o fluxo que a mesma segue até entrar em execução?
-
Depois que o docente cadastra a ação, ele é submetido para o chefe do departamento, que escolhe os avaliadores da ação. Durante esse período a ação entra em “Aguardando avaliação”. Os avaliadores avaliam, e o chefe do Comitê de Extensão decide se a ação vai ser, ou não, aprovada. Assim, ação pode definitivamente entrar em execução.
-
-
Participei de um programa nos anos anteriores como coordenadora local. Quem deve registrar essa atividade de extensão? eu mesma? a Pró-reitoria de extensão na qualidade de organizadora?
-
Em caso de a senhora ter sido a coordenadora, e pelo fato de ser um projeto antigo, siga tal caminho: Ações Acadêmicas –> Extensão –> Ações de Extensão –> Submeter proposta –> Registrar Ação Anterior.
-
-
Cadastrei um evento e não aparece ele na listagem para enviar o relatório.
-
Quando cadastra-se um projeto de extensão, primeiro vai para o departamento para eles avaliarem, depois vai para a PROEX para aprovarem, então ele aparecerá na listagem para enviar o relatório. Para poder enviar o relatório é preciso que o status do projeto esteja “em execução”.
-
-
Não consigo cadastrar um projeto de extensão pois o sistema não aceita que técnicos administrativo sejam coordenadores de projetos.
-
Para que um servidor de categoria técnico administrativo seja coordenador de projeto de extensão, é preciso que sua formação seja de nível superior.
-
-
Estou tentando cadastrar meu projeto, mas não passo da primeira tela pois o sistema acusa que o campo “Edital” é obrigatório, no entanto não existe esse campo para que eu possa preencher.
-
Isto acontece porque o campo “Financiamento” está marcado como interno, porém não há editais internos submetidos. Neste caso deve-se desmarcar o campo “Financiamento” uma vez que não tem editais internos aberto.
-
-
Já enviei meu relatório final do meu projeto de extensão, mas o projeto ainda consta como Em Execução, por isso ocorre?
-
Quando o relatório final de uma ação de extensão é enviado, este é submetido para a Proex e para o departamento para validação. Após este relatório for validado, o projeto automaticamente passará para o status Concluído.
-
-
Gostaria de saber como tenho acesso ao relatório de inscritos no meu projeto.
-
Para ter acesso ao relatório dos escritos seguindo o caminho: Ações Acadêmicas → Extensão → Ações de Extensão → Inscrições On-Line → Abrir/Alterar Inscrições On-line → Relatório de Inscritos.
-
-
Quando aceito as inscrições eu percebo que continua zerado o campo nº inscritos. Por quê ?
-
A alteração no campo número de inscritos só vai acontecer quando o usuário confimar o e-mail recebido após realizar a inscrição na ação.
-
-
Gostaria de aumentar o número de vagas da minha ação. Como faço?
-
Para isso, siga: Ações Acadêmicas –> Extensão –> Ações de Extensão –> Inscriões On-Line –> Abrir/Alterar Inscrições On-line –> Gerenciar Inscrições –> Alterar.
-
-
Gostaria de saber quais são os tipos de ações de extensão que podem fazer o cadastro do relatório parcial?
-
Atualmente o sistema só está permitindo o cadastro do relatório parcial para ações de extensão do tipo Projeto, Evento e Curso.
-
-
Gostaria de Enviar o relatório final de um projeto de extensão ao qual sou coord. porem ele não aparece na minha tela, o que devo fazer?
-
O relatório final dos projetos de extensão só podem ser enviados após a data determinada no projeto para o termino da ação , caso a ação tenha sido terminada antes do previsto o coord. da ação deve contatar a PROEX para que eles façam os ajustes na data e ele possa enviar o relatório.
-
-
Gostaria de modificar os participantes em um projeto (Ações acadcêmicas associadas). Como fazer isso?
-
A alteração dos participantes da ação é feita seguindo o seguinte caminho: Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar participantes.
-
-
Estou tentando enviar o relatório parcial e/ou final de uma ação porém aparece a mensagem “Relatório ainda não definido para o tipo de ação selecionada”. O que pode estar ocorrendo?
-
Essa mensagem aparece quando os tipos de ação não tem relatório definido, isso ocorre com ações do tipo “PRODUTO” ou “PROGRAMA”. Nesse caso é necessário que o usuário entre em contato com a PROEX, seguir as orientações (mandar algum documento que prove que a ação foi realizada) e só assim a ação poderá ser finalizada.
-
-
Estou com uma ação de extensão em execução e a mesma não aparece no portal público para a inscrição On-line. O que está ocorrendo?
-
As ações de extensão que ficam disponíveis no portal público para inscrição On-line são apenas as do tipo curso e evento.
-
-
Solicito orientação de como proceder para encerrar minhas ações que no SIGAA ainda estão como 'EM EXECUÇÃO'.
-
Para que uma ação seja finalizada, é preciso que o coordenador dela cadastre o relatório final da ação em: Portal do Docente → Extensão → Relatórios → Relatórios de Ação de Extensão.
-
-
O coordenador da ação já enviou o relatório de extensão e agora precisa dar continuidade. O que fazer para alterar participantes, uma vez que já foi submetido o relatório?
-
O coordenador da ação terá que entrar em contato com a PROEX para reabrir o relatório e assim poderá alterar os participantes.
-
-
Quando o aluno estiver na página para fazer a inscrição ele consegue visualizar quantas vagas ainda estão disponíveis para o evento?
-
Sim. Na medida que as vagas forem diminuindo, o usuário poderá ver na página pública (sigaa.sig.ufal.br/sigaa) o número de vagas que resta.
-