Manual Discente - Adesão ao Cadastro Único

→ Após realizar a atualização dos dados pessoais, o/a discente deve acessar o Menu Bolsas > Cadastro Único > Aderir, para iniciar o processo de adesão ao cadastro único da Proest.

1.png 

Figura 1 - Aderir ao Cadastro Único

 

→ Em seguida será exibido um texto de apresentação do Texto de Apresentação da Proest, e logo abaixo um campo para Declaração de veracidade das informações prestadas. Ao selecionar o campo e o período de inscrição, clica em “Continuar” para acessar o questionário.

 

2.png

Figura 2 - Apresentação da Proest e Declaração de Veracidade das Informações

 

→ Neste momento é aberto o Questionário Socioeconômico, onde o/a discente prestará as informações solicitadas pelos Assistentes Sociais da Proest/Naes. O/A estudante deve reservar um tempo para responder com atenção ao questionário, devendo já estar com as documentações devidamente preparadas para envio.

3.png

Figura 3 - Questionário Socioeconômico

 

→ Para prosseguir deve-se clicar em “Continuar” para acessar a tela onde serão incluídos os membros do grupo familiar do/a estudante. Nesta etapa deverão ser informados todos os membros do grupo familiar, incluindo o próprio estudante.

 4.png

Figura 4 - Inclusão de membros do Grupo Familiar

→ Ao final de cada inserção, será exibida uma mensagem de confirmação.

 5.png

Figura 5 - Confirmação de inclusão de membro do Grupo Familiar

 

→ Após a inclusão dos membros, o/a estudante procederá com a inserção das documentações solicitadas para ele/a e para cada membro da família, devendo selecionar o tipo do documento dentre as opções listadas, e marcar se o anexo se refere ao estudante ou ao membro da família.

 6.png

Figura 6 - Incluir documentação comprobatória

 

→ Ao Clicar em “Confirmar Inscrição”, o sistema pergunta se deseja confirmar a inscrição no cadastro único. A finalização do processo acontece com a exibição da mensagem abaixo:

 7.png

Figura 7 - Confirmação de Adesão ao Cadastro Único

 

→ Caso após a análise socioeconômica tenha sido identificada alguma documentação pendente, o discente poderá anexar a documentação solicitada, no prazo estabelecido em edital. Para acessar as informações sobre a sua adesão ao cadastro único, o discente deverá selecionar a opção “Cadastro Único > Consultar adesões”

 8.png

Figura 8 - Consultar Adesões

 

→ O sistema mostrará que a adesão está “Pendente de Documentação”:

 9.png

Figura 9 - Situação das Adesões ao Cadastro Único do Discente

 

→ Ao Clicar na opção “Editar Documentação”, o discente terá acesso à sua página para inserir as documentações solicitadas pelo Serviço Social, no prazo estipulado em edital:

 10.png

Figura 10 - Inclusão de documento pendente

 

→ Após anexar o que foi solicitado no recurso, o discente deverá clicar em “Submeter”. O sistema abrirá caixa de diálogo perguntando se deseja confirmar a alteração e ao clicar “SIM”, aparecerá a tela de confirmação:

 11.png

Figura 11 - Confirmação de Documentação Atualizada

 

→ O status da adesão ficará como “Documentação Atualizada”, e o Serviço Social fará a análise das documentações pendentes que foram enviadas no sistema.