Projeto de pesquisa investiga impactos da pandemia na formação de professores

Estudo é uma parceria entre Ufal, UFPR e UFGD e avalia evasão, ensino e aprendizagem na formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática
Por Ascom Ufal
10/05/2022 08h54

Todos concordam que a pandemia afetou seriamente a vida das pessoas, incluindo o processo educativo, especificamente o ensino, a aprendizagem e a evasão escolar. Para investigar os impactos da pandemia nessas três dimensões do processo educativo as Universidades Federais de Alagoas (Ufal), da Grande Dourados (UFGD) e do Paraná, Setor Palotina (UFPR/Palotina) se reuniram no projeto “Evasão, ensino, aprendizagem e ações institucionais decorrentes da pandemia de covid-19: um estudo comparativo em cursos de formação de professores de ciências da natureza e matemática”.

Aprovado pela Capes no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia, o estudo é coordenado pelo professor Wilmo Ernesto Francisco Junior, do Campus Arapiraca, e prevê financiamento para custeio com quatro bolsas de mestrado, três de doutorado e três de pós-doutorado durante seus quatro anos de duração. Das bolsas, as de doutorado e uma de pós-doutorado serão destinadas respectivamente aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da Ufal, dos quais participa o professor Wilmo.

O professor explica que além de buscar evidências científicas que possam contribuir na construção de políticas institucionais para mitigação dos problemas ocasionados pela pandemia no contexto da formação de professores, o projeto captou um considerável recurso em um momento muito difícil para o financiamento da ciência brasileira. “Será importante para os programas de pós-graduação envolvidos, pois se fundamenta no intercâmbio interinstitucional, aspecto muito positivo para o fortalecimento das pesquisas nas universidades em questão”, afirma.

Além do PPGE e PPGEFOP da Ufal, participam da pesquisa os programas em Ensino de Ciências e Matemática (UFGD) e Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da UFPR/Palotina.

O professor Ademir de Souza Pereira, coordenador do recém-criado PPGECMat/UFGD também pontua a importância do projeto: “A pandemia impactou, diretamente, os cursos de graduação; nosso interesse é investigar quais foram os impactos em 22 cursos de licenciatura em três IES diferentes. Durante a execução da pesquisa cada IES participante poderá discutir a respeito desses impactos e articular grupos de trabalhos com a intencionalidade de propor ações internas em suas IES”, diz.

“Esperamos resultados da ordem de material bibliográfico, técnico, formação, acadêmico, científico e social. Nesse contexto investigativo e a partir dos resultados obtidos, poderemos socializar os resultados em eventos científicos com o intuito de gerar ações efetivas para outros contextos e regiões brasileiras”, explica o docente.

Também implantado recentemente, o PPGECEMTE/UFPR celebra a aprovação: “Oportunizar este espaço de pesquisa coletivo, no qual vamos poder unir esforços para compreender os impactos em nossas realidades, somando três diferentes regiões de nosso país, irá potencializar nossa pesquisa e a conexão da pós-graduação com a Educação Básica”, diz a coordenadora, professora Roberta Chiesa Bartelmebs.