Reitora honorária Ana Dayse é homenageada com título de membro da Undime

Cerimônia aconteceu durante o 12º Fórum Estadual Ordinário da Undime
Por Izadora García - relações públicas
13/07/2021 12h28 - Atualizado em 16/07/2021 às 15h28

A professora aposentada e reitora honorária da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dorea, recebeu o título de Membro Honorário da União dos Dirigentes Municipais da Educação de Alagoas (Undime/AL). A cerimônia de posse aconteceu na manhã da última sexta-feira (9), na cidade do Pilar, região metropolitana de Maceió.

O título, concedido por unanimidade em reunião ordinária da entidade em abril deste ano, é uma homenagem pela dedicação ao aprimoramento da educação pública municipal alagoana e também pelo apoio ao fortalecimento institucional da entidade e foi entregue durante a 12ª edição do Fórum Estadual Ordinário da Undime.

Ana Dayse, médica por formação, tem um longo histórico de sucesso na gestão da educação, em diversas instâncias. Foi, por dois mandatos consecutivos, reitora da Universidade Federal de Alagoas, entre os anos de 2003 e 2011. Na época, a Ufal viveu um período inédito de expansão, com a interiorização, aumento no número de vagas e quase dobrou o número de cursos ofertados na Instituição.

Também comandou a pasta da educação na capital alagoana duas vezes, durante as gestões dos prefeitos Kátia Born e Rui Palmeira, alcançando bons resultados como o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superando metas preconizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

“É importantíssimo a gente valorizar o trabalho da Ana Dayse no nosso estado como professora, agora aposentada, como dirigente emérita desta casa, como gestora da educação. É um orgulho saber que a Universidade Federal de Alagoas tem contribuído com os seus docentes a ponto de serem reconhecidos por toda a categoria, um privilégio muito grande”, avaliou Josealdo Tonholo, reitor da Ufal.