Progep promove treinamento no Hospital Veterinário de Viçosa

Treinamento acontece nesta terça (25) das 9h às 18h
Por Jacqueline Freire - jornalista
24/05/2021 17h05 - Atualizado em 25/05/2021 às 10h58

Nesta terça-feira, 25 de maio, os servidores do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Alagoas participam do minicurso de Biossegurança, uma iniciativa da Coordenação de Capacitação, Coordenadoria de Qualidade de Vida e Trabalho (CQVT) e Siass da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

As atividades serão ministradas de forma on-line pela enfermeira do trabalho Maria Zélia Araújo Lessa Santos e pelo engenheiro de segurança do trabalho Bruno Beuttenmuller Castro de Menezes. O curso será realizado das 9h às 18h e é dirigido aos docentes e técnicos do HV de Viçosa-AL.

Segundo Thayse Justino, da CQVT, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) definido na Norma Regulamentadora - NR 9 - instituído pela Portaria nº 25 de 29/12/94 (D.O.U. de 30/12/94) trata essencialmente do conjunto de medidas necessárias ao reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais inerentes à atividade produtiva, constituindo suporte fundamental a prevenção de doenças ocupacionais.

“Após construção do programa pela equipe de Engenharia e segurança do trabalho e identificados que os maiores riscos no Hospital Veterinário Universitário de Viçosa-AL foram de origem biológica, foi priorizado dentro do cronograma anual de ações o treinamento em biossegurança, para oferecer aos servidores o conhecimento necessário para prevenção destes agentes, minimizando os riscos de adquirirem alguma doença ocupacional relacionada”, explicou Thayse.

Com o treinamento os servidores serão capazes de reconhecer os riscos envolvidos em seus processos de trabalho; reconhecer e adotar medidas de proteção visando minimizar esses riscos; identificar os agravos relacionados ao trabalho envolvendo agentes biológicos; identificar os equipamentos de proteção individual e coletivos necessário ao desempenho de suas funções; adotar procedimentos específicos em caso de acidentes de trabalho envolvendo agentes biológicos; propor medidas de prevenção e especificar os imunobiológicos específicos.