Publicação de docentes da Ufal auxilia nos estudos sobre mecânica dos fluidos

Livro, destinado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais, apresenta teoria, exemplos e exercícios
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
19/11/2021 13h13 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h51

Para melhorar a compreensão sobre conceitos e aplicações da mecânica dos fluidos, docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniram e escreveram um livro para auxiliar nos estudos dessa disciplina. Com o título Mecânica dos Fluidos para Engenharia e Ciência Ambientais, a obra, de autoria dos docentes Carlos Ruberto Fragoso Júnior (Centro de Tecnologia - Ctec), Regina Camara Lins (Campus do Sertão da Ufal) e Tobias Bleninger (Universidade Federal do Paraná - UFPR), é destinada a alunos de cursos de graduação e de pós, profissionais, pesquisadores e gestores das áreas de Engenharia (Civil, Química, Hídrica, Ambiental, Sanitária, Produção, Petróleo), Ciências Ambientais e áreas afins.

O livro é publicado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e já está disponível em formato digital neste link. A versão física poderá ser adquirida logo após o 24º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, evento no qual será oficialmente lançada no dia 23 de novembro de 2021.

“A publicação foi estruturada de forma a se alinhar, da menor forma possível, aos conteúdos das ementas dos cursos de graduação das áreas de Engenharia e de Ciências Ambientais que são ofertados em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil”, detalha o professor Ruberto. E destaca: “Todos os autores possuem vasta experiência em pesquisas nesses temas. O livro traz importantes contribuições para o ensino e formação de recursos humanos”.

O docente explica que a mecânica dos fluidos refere-se ao estudo sistemático e unificado da transferência de quantidade de movimento, energia e matéria de fluidos e de substâncias dissolvidas. Ele ressalta que “o objetivo principal da obra é destacar demandas específicas de conceitos desse tema para o setor de Engenharia e de Ciências Ambientais, filtrando, assim, generalizações usualmente empregadas em outras áreas do conhecimento”. O docente justifica que tal generalização acaba dificultando o aprendizado por parte dos alunos, por não enxergarem a aplicação no dia a dia de sua profissão.

No livro, acrescenta o pesquisador, além de teoria, prática, exemplos e exercícios, também foram elaboradas videoaulas, que estão disponíveis gratuitamente nesta plataforma digital. “Esperamos que essa obra, juntamente, com as videoaulas, encaminhe o leitor, passo a passo, no processo de entendimento dos principais fenômenos de escoamento, de interação de fluidos estáticos ou em movimento com estruturas”, diz.

Publicação pela ABRHidro

Em 2021, diante do desenvolvimento de um novo fluxo editorial dos livros da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Ruberto conta que os autores prepararam uma proposta de livro, detalhando objetivos, tipo, público e conteúdo. “A proposta foi avaliada por cinco revisores, todos atuantes na área de Mecânica dos Fluidos. As críticas construtivas ajudaram a melhorar substancialmente o manuscrito proposto”, lembra.

A qualidade do conteúdo da publicação era uma grande preocupação dos autores, uma vez que o principal público leitor seria estudante de graduação. Após a aprovação da proposta e finalização do manuscrito, o professor da Ufal relata que a obra foi revisado por especialistas de diferentes instituições e regiões do Brasil, com pelo menos dois revisores por capítulo.

“A editoração deste livro trouxe grandes aprendizados e a contribuição de vários especialistas associados da ABRHidro engrandeceu ainda mais essa obra”, reconhece.